Ultrassom destrói células cancerígenas


Infográfico MRgFUS 1 (Foto: Arte / G1)



O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) inaugurou no ano passado um serviço de ultrassom para destruir células cancerígenas, sem a necessidade de cirurgia e anestesia. O novo equipamento esta disponível à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do efeito do ultrassom em tumores já ser conhecido, o novo equipamento consegue focar até mil feixes em um único ponto – com a ajuda de um aparelho de ressonância magnética. Com o calor, as células cancerígenas são queimadas, sem que o aumento de temperatura afete os tecidos saudáveis vizinhos.
Único na América Latina, o aparelho é de tecnologia israelense e custou R$ 1,5 milhão. Segundo o diretor do setor de diagnóstico por imagem do Icesp, várias mulheres já foram atendidas com sucesso para casos de miomas – tumores benignos, de tecido muscular e fibroso, conhecidos por afetar o útero.

O Icesp já solicitou protocolos de pesquisa para testar a eficiência da técnica em metástases – câncer que se espalharam pelo corpo – ósseas.
Essa tecnologia ainda é experimental, não só no Brasil, como em outros centros do mundo. No caso das metástases, a aplicação seria um paliativo, mais indicada para reduzir as dores causadas pelo tumor e aumentar a qualidade de vida do paciente.

 
by Mari Martins
Imagem by G1
Fonte: G1 e www.radarisrael.com


 

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina