Sexo. Ainda é tabu?!



Você fala sobre sexo com os seus filhos ou se sente constrangido?
Você acha que esse assunto ainda representa um "Tabu" para as famílias e para a sociedade?
Independentemente de ser ou não um "Tabu", é preciso ultrapassar essa barreira e tornar essa pauta frequente em sua casa, principalmente se seus filhos forem adolescentes.
Os pais são responsáveis pelos seus filhos "até" na hora na iniciação sexual. Se seu filho for uma criança/adolescente seguro e esclarecido, isso o transformará num adulto de vida sexual plena, segura e saudável. Ele não irá correr riscos com DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou com uma gravidez indesejada. Além de zelar pelo seu corpo, respeitará o corpo do parceiro.
A educação sexual, a orientação dada pelos pais e pelas escolas é fundamental para o adolescente, para que ele não banalize o ato sexual. Sexo precisa ser feito com preservativo, se o adolescente não tiver um em mãos na hora, ele precisa ter opinião formada sobre isso e segurança para deixar para depois. Agir por impulso leva à gravidez indesejada, leva à doenças, pior, pode levar à AIDS.
A adolescência é uma fase de mudanças no corpo, de mudanças psicológicas e o adolescente tende a agir com irresponsabilidade por causa da ânsia pela descoberta do mundo, do corpo e do sexo, ele tende a pensar que uma vez só sem preservativo não causará problemas e é aí que mora o perigo. É preciso conscientizá-lo de que há muito tempo para isso e que é preciso fazê-lo com segurança.

O preservativo é usado no ato sexual para impedir gravidez e para impedir contaminações, pois ele serve como uma barreira que evita o contato com o sangue, com a secreção vaginal ou com esperma. Hoje em dia, há camisinhas de látex ou poliuretano, masculinas e femininas. Oriente seu filho ou leve-o a um médico especializado para orientá-lo caso sinta dificuldades.






Como usar camisinha masculina:
  • Antes de iniciar o ato sexual com o pênis ereto, aperte o bico do preservativo para sair todo ar;
  • Deixe um espaço de aproximadamente 2cm na ponta da camisinha, algumas já vem com bico especial;
  • Desenrole o preservativo sobre o pênis ereto, até cobrí-lo por inteiro;
  • Depois de ejacular, retire o pênis da vagina ainda ereto;
  • Retire o preservativo com cuidado,embrulhe no papel higiênico e jogue no lixo.



Como usar camisinha feminina:
  • Segure a camisinha com o anel externo "vazado" para baixo. Aperte o anel interno "menor", com o polegar e o indicador, formando um "oito";
  • Escolha uma posição confortável e introduza a extremidade menor na vagina, deixando cerca de 3cm do anel aberto para fora da mesma;
  • Empurre a camisinha para dentro, o mais fundo possível, a fim de cobrir o colo do útero. Caso sinta algum incômodo, ajuste a camisinha internamente com o dedo;
  • Após essas etapas, já é possível introduzir o pêniz na vagina, apenas verifique se ele está dentro da camisinha;
  • Quando findar o ato sexual, torça o anel externo da camisinha e retire-a puxando delicadamente. Embrulhe-a no papel higiênico e jogue no lixo.
Importante:
Sempre verifique o prazo de validade dos preservativos e ao abrí-lo, veja se não está danificado ou furado, apesar deles passarem por um controle de qualidade rígido, nunca é demais verificar.

Faça sexo seguro!

by Mari Martins
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina