segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Glândula de Skene





GLÂNDULA DE SKENE


É uma glândula localizada, ao lado da uretra feminina, que tem a função de produzir muco durante o ato sexual. Diferentemente da Glândula de Bartholin, a glândula de Skene produz o muco não no início do coito, mas durante o orgasmo feminino. Esta glândula foi descrita por Alexandre Skene em 1888. Aristóteles, na Grécia Antiga, descreveu o muco da glândula de Skene, observado em laboratório, como uma ejaculação feminina. A glândula tem uma função na mulher semelhante a função da próstata masculina. A constituição do líquido da Skene é muito parecida com a constituição do líquido prostático. Algumas vezes, como a Bartholin, a glândula de Skene pode encistar e até infectar, se nesse cisto, entrar algum microorganismo como as bactérias. Se o cisto for pequeno, não infectado e indolor, não há porque se fazer uma cirurgia. Mas se o cisto for volumoso e atrapalhar o ato sexual por causar dor, deve ser tratado. A punção de esvaziamento ou a drenagem pode ser suficiente para o alívio da paciente, mas se houver recorrência e novas inflamações ou cistos nessa glândula, a paciente deve ser submetida à uma cirurgia com retirada da glândula. A paciente submetida à cirurgia não sofre prejuízos na sua vida sexual e tem o orgasmo normalmente.


Coluna Saúde da Mulher - assinada pela Dra. Elaine K. Vasconcelos - Ginecologista, Obstetra e Mastologista - CRM: 101324. 
Imagem by Mari Martins




13 comentários:

Anônimo disse...

Adorei... a explicação sobre a glandula tirou todas as minhas dúvidas, parabéns.

Rose disse...

Sofro há anos com infecção nesta glândula, só passa com antibióticos e cada vez sua recorrência é mais rápida. sinto muita dor. não acho médico que faça esta cirurgia. Alguém pode me ajudar?

Anônimo disse...

lu disse....tambem sofro desde meus 20 anos com isso Deus me livre o coisa pra incomodar... agora estou me informando melhor sobre isso.... abraços a todos.

Anônimo disse...

lu disse....tambem sofro desde meus 20 anos com isso Deus me livre o coisa pra incomodar... agora estou me informando melhor sobre isso.... abraços a todos.

Anônimo disse...

Gostei dessas informações! Fiz minha segunda cirurgia disso. Fiz em março desse ano e agora estou no meu 4 dia de operada. Pq fiz e voltou. Eu só tenho medo de voltar novamente: ( pesquisei na net, e vi que temos várias glândulas. É verdade mesmo? Mas n tinha nenhum sintoma, só o cisto que ficava incomodando. Será que depois da.segunda voltará novamente? Obrigada pelas informações.

Anônimo disse...

tbem tenho esta glandula de skene infeccionada e muito desagradável ja tive muitas dores agora ela infecciona e sai pus sozinha vou fazer a cirurgia para retirar ja tenho umas 14anos
valeu pela publicação tirou dúvidas

Anônimo disse...

Eu tenho essa glândula encistada porém não sinto dor e ela também não é infeccionada, prefiro não mecher não me incomoda e é pequena!

jaqueline cordeiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eu tive várias vezes a glândula de Skene inflamada, mas a mais de 03 anos que eu não tenho, graças a Deus, porque eu sei a dor que é.
O que me curou foi uma formula de manipulação chamada Glóbulos de Graphites-24 CH, onde eu tomava 5 cps/2 vezes ao dia.
Espero ter ajudado.

Izaura Marques disse...

Eu tb tenho e recorrentes desde 2010.
Da primeira vez fiquei muito mal, achava ser um pêlo encravado.
Falta de vergonha, já deveria ter feito a cirurgia assim não sentiria mais dor, que por sinal é terrível.
Profilaxia....antibiótico específico e banho de assento ate que rompa.

Unknown disse...

Quero saber de o cisto interfere na hora do parto se for normal?

Mari Martins disse...

Olá, bom dia. Geralmente não interfere na hora do parto.

Andreia Mercês disse...

Minha filha tem tumor de skene e eSta gravida de 30 semanas ela corre risco no parto está inflamado doi muito já tomou antibiótico e não fez efeito estou aflita