Glândula de Skene





GLÂNDULA DE SKENE


É uma glândula localizada, ao lado da uretra feminina, que tem a função de produzir muco durante o ato sexual. Diferentemente da Glândula de Bartholin, a glândula de Skene produz o muco não no início do coito, mas durante o orgasmo feminino. Esta glândula foi descrita por Alexandre Skene em 1888. Aristóteles, na Grécia Antiga, descreveu o muco da glândula de Skene, observado em laboratório, como uma ejaculação feminina. A glândula tem uma função na mulher semelhante a função da próstata masculina. A constituição do líquido da Skene é muito parecida com a constituição do líquido prostático. Algumas vezes, como a Bartholin, a glândula de Skene pode encistar e até infectar, se nesse cisto, entrar algum microorganismo como as bactérias. Se o cisto for pequeno, não infectado e indolor, não há porque se fazer uma cirurgia. Mas se o cisto for volumoso e atrapalhar o ato sexual por causar dor, deve ser tratado. A punção de esvaziamento ou a drenagem pode ser suficiente para o alívio da paciente, mas se houver recorrência e novas inflamações ou cistos nessa glândula, a paciente deve ser submetida à uma cirurgia com retirada da glândula. A paciente submetida à cirurgia não sofre prejuízos na sua vida sexual e tem o orgasmo normalmente.


Coluna Saúde da Mulher - assinada pela Dra. Elaine K. Vasconcelos - Ginecologista, Obstetra e Mastologista - CRM: 101324. 
Imagem by Mari Martins




Comentários

Anônimo disse…
Adorei... a explicação sobre a glandula tirou todas as minhas dúvidas, parabéns.
Rose disse…
Sofro há anos com infecção nesta glândula, só passa com antibióticos e cada vez sua recorrência é mais rápida. sinto muita dor. não acho médico que faça esta cirurgia. Alguém pode me ajudar?
Anônimo disse…
lu disse....tambem sofro desde meus 20 anos com isso Deus me livre o coisa pra incomodar... agora estou me informando melhor sobre isso.... abraços a todos.
Anônimo disse…
lu disse....tambem sofro desde meus 20 anos com isso Deus me livre o coisa pra incomodar... agora estou me informando melhor sobre isso.... abraços a todos.
Anônimo disse…
Gostei dessas informações! Fiz minha segunda cirurgia disso. Fiz em março desse ano e agora estou no meu 4 dia de operada. Pq fiz e voltou. Eu só tenho medo de voltar novamente: ( pesquisei na net, e vi que temos várias glândulas. É verdade mesmo? Mas n tinha nenhum sintoma, só o cisto que ficava incomodando. Será que depois da.segunda voltará novamente? Obrigada pelas informações.
Anônimo disse…
tbem tenho esta glandula de skene infeccionada e muito desagradável ja tive muitas dores agora ela infecciona e sai pus sozinha vou fazer a cirurgia para retirar ja tenho umas 14anos
valeu pela publicação tirou dúvidas
Anônimo disse…
Eu tenho essa glândula encistada porém não sinto dor e ela também não é infeccionada, prefiro não mecher não me incomoda e é pequena!
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Eu tive várias vezes a glândula de Skene inflamada, mas a mais de 03 anos que eu não tenho, graças a Deus, porque eu sei a dor que é.
O que me curou foi uma formula de manipulação chamada Glóbulos de Graphites-24 CH, onde eu tomava 5 cps/2 vezes ao dia.
Espero ter ajudado.

Unknown disse…
Eu tb tenho e recorrentes desde 2010.
Da primeira vez fiquei muito mal, achava ser um pêlo encravado.
Falta de vergonha, já deveria ter feito a cirurgia assim não sentiria mais dor, que por sinal é terrível.
Profilaxia....antibiótico específico e banho de assento ate que rompa.
Unknown disse…
Olá , gostaria de saber como pede pra fazer essa manipulação. Obrigada
Unknown disse…
Olá como mando manipular essa fórmula ?
Unknown disse…
Quero saber de o cisto interfere na hora do parto se for normal?
Mari Martins disse…
Olá, bom dia. Geralmente não interfere na hora do parto.
Unknown disse…
Minha filha tem tumor de skene e eSta gravida de 30 semanas ela corre risco no parto está inflamado doi muito já tomou antibiótico e não fez efeito estou aflita
Unknown disse…
Minha filha tem tumor de skene e eSta gravida de 30 semanas ela corre risco no parto está inflamado doi muito já tomou antibiótico e não fez efeito estou aflita
Anônimo disse…
Eu sofria muito com glândula de Bartolim como era recorrente fiz a retirada da glândula p minha surpresa 2 anos depois inflamou novamente so q dessa vez era essa tal glândula d skene aff ñ vou pensar duas vezes vou logo tirar.. PS jacqueely Marques
Unknown disse…
Sofro com essa glândula parauretal tem um ano, a ultima tem um mês, estou gravida de 27 semanas,precisou da médica drenare passou cefalexina por 10 dias , achei que estaria livre deste sofrimento, comecei sentir umas dores no canal da uretra , estou desesperada , pois estou gravida e sentir que a inflamação está voltando.O que faço
Unknown disse…
DESCOBRI UM GINECOLOGISTA NO HOSPITAL VERMELHINHO NO PARQUE NOVO MUNDO ..MAS TEM QUE TER ENCAMINHAMENTO DO SEU GINECO..
Anônimo disse…
Não sei mais o que fazer .. retirei a glandglâ de skene a 3 anos, a volta
Para a vida sexual pós cirúrgica foi bem dolorosa,desde então perdi quase que totalmente o interesse sexual. Não sei mais o que fazer.
Anônimo disse…
Sofro com essa inflamação a 25 anos...as vezes vou parar no hospital pois a dor é muita! Fui em varios médicos e nunca nenhum demostrou interesse em me ajudar.
Ontem fui em uma consulta e por coincidência estava inflamado dai q a medica me falou q era essa glândula de skene! Não sei o q fazer, pois li alguns depoimentos e fazer a cirurgia não significa que não terá reincidência.
Fabiana disse…
Estou com esse cisto a mas de um mes! Nao dói só encomoda pra sentar e na hora da relação sexual! O que devo fazer???
Unknown disse…
Tenho essa glândula de eskene,descobri através de um exame preventivo e nunca senti nada até então. Mas de um tempo praca percebi que ela vem almentando mas ñ doi só me sinto incomodada.
Unknown disse…
Por quanto tempo vc tomou o Graphite?
Unknown disse…
Eu tbm tenho essa glandula de skene, me incomoda muito, tenho receio na hora da relação, parece que o canal vaginal fica muito fechado e consequentimente dõe, portanto, morro de medo de fazer a cirurgia, tenho receio da recuperaçao ser demorada
Unknown disse…
Eu tbm tenho essa glandula de skene, me incomoda muito, tenho receio na hora da relação, parece que o canal vaginal fica muito fechado e consequentimente dõe, portanto, morro de medo de fazer a cirurgia, tenho receio da recuperaçao ser demorada
Unknown disse…
Fiz cirurgia há 1 ano com uma ginecologista e muito simples fui pra minha casa mesmo dia recuperação tranqüila me afastei 7 dias do trabalho
Priscilla disse…
Onde fez a cirurgia sou do Rio de Janeiro me ajuda por favor

Mais acessados

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina