segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Glândula de Skene





GLÂNDULA DE SKENE


É uma glândula localizada, ao lado da uretra feminina, que tem a função de produzir muco durante o ato sexual. Diferentemente da Glândula de Bartholin, a glândula de Skene produz o muco não no início do coito, mas durante o orgasmo feminino. Esta glândula foi descrita por Alexandre Skene em 1888. Aristóteles, na Grécia Antiga, descreveu o muco da glândula de Skene, observado em laboratório, como uma ejaculação feminina. A glândula tem uma função na mulher semelhante a função da próstata masculina. A constituição do líquido da Skene é muito parecida com a constituição do líquido prostático. Algumas vezes, como a Bartholin, a glândula de Skene pode encistar e até infectar, se nesse cisto, entrar algum microorganismo como as bactérias. Se o cisto for pequeno, não infectado e indolor, não há porque se fazer uma cirurgia. Mas se o cisto for volumoso e atrapalhar o ato sexual por causar dor, deve ser tratado. A punção de esvaziamento ou a drenagem pode ser suficiente para o alívio da paciente, mas se houver recorrência e novas inflamações ou cistos nessa glândula, a paciente deve ser submetida à uma cirurgia com retirada da glândula. A paciente submetida à cirurgia não sofre prejuízos na sua vida sexual e tem o orgasmo normalmente.


Coluna Saúde da Mulher - assinada pela Dra. Elaine K. Vasconcelos - Ginecologista, Obstetra e Mastologista - CRM: 101324. 
Imagem by Mari Martins




10 comentários:

Anônimo disse...

Adorei... a explicação sobre a glandula tirou todas as minhas dúvidas, parabéns.

Rose disse...

Sofro há anos com infecção nesta glândula, só passa com antibióticos e cada vez sua recorrência é mais rápida. sinto muita dor. não acho médico que faça esta cirurgia. Alguém pode me ajudar?

Anônimo disse...

lu disse....tambem sofro desde meus 20 anos com isso Deus me livre o coisa pra incomodar... agora estou me informando melhor sobre isso.... abraços a todos.

Anônimo disse...

lu disse....tambem sofro desde meus 20 anos com isso Deus me livre o coisa pra incomodar... agora estou me informando melhor sobre isso.... abraços a todos.

Anônimo disse...

Gostei dessas informações! Fiz minha segunda cirurgia disso. Fiz em março desse ano e agora estou no meu 4 dia de operada. Pq fiz e voltou. Eu só tenho medo de voltar novamente: ( pesquisei na net, e vi que temos várias glândulas. É verdade mesmo? Mas n tinha nenhum sintoma, só o cisto que ficava incomodando. Será que depois da.segunda voltará novamente? Obrigada pelas informações.

Anônimo disse...

tbem tenho esta glandula de skene infeccionada e muito desagradável ja tive muitas dores agora ela infecciona e sai pus sozinha vou fazer a cirurgia para retirar ja tenho umas 14anos
valeu pela publicação tirou dúvidas

Anônimo disse...

Eu tenho essa glândula encistada porém não sinto dor e ela também não é infeccionada, prefiro não mecher não me incomoda e é pequena!

jaqueline cordeiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eu tive várias vezes a glândula de Skene inflamada, mas a mais de 03 anos que eu não tenho, graças a Deus, porque eu sei a dor que é.
O que me curou foi uma formula de manipulação chamada Glóbulos de Graphites-24 CH, onde eu tomava 5 cps/2 vezes ao dia.
Espero ter ajudado.

Izaura Marques disse...

Eu tb tenho e recorrentes desde 2010.
Da primeira vez fiquei muito mal, achava ser um pêlo encravado.
Falta de vergonha, já deveria ter feito a cirurgia assim não sentiria mais dor, que por sinal é terrível.
Profilaxia....antibiótico específico e banho de assento ate que rompa.