Androginia. Moda ou Transtorno de Identidade?

Cantor David Bowie
Cantora Annie Lennox

Modelo Andrej Pejic

Eu estava lendo sobre mitologia e me deparei com um texto sobre Androginia, que mencionava o livro "O Banquete" de Platão e dizia que o Andrógino era uma figura mítica proto-humana.
O comediógrafo Aristófanes descreve como teriam surgido os diferentes sexos. Haviam três seres: Andros, Gynos e Androgynos, sendo Andros identidade masculina composta de oito membros e duas cabeças, ambas masculinas, Gynos identidade feminina mas com características semelhantes e Androgynos composto por metade masculina e metade feminina.
Os deuses não estavam contentes com essa formação, então, resolveram separá-los em dois, para ficarem menos poderos. Seccionado Andros, originaram-se dois homens, que agora, apesar de terem dois corpos separados, tinham suas almas ligadas, por isso eram atraídos um pelo outro. O mesmo ocorre com os outros dois. Andros deu origem aos homens homossexuais, Gynos às lésbicas e Androgynos aos heterossexuais e segundo Aristófanes, seriam então dividos aos terços os heterossexuais e os homossexuais.
Na psicologia, a androginia refere-se a um transtorno de identidade de gênero, no qual o indivíduo não se identifica como homem e nem como mulher, mas sendo um indivíduo de sexo híbrido.

A psicóloga Sandra Ruth Lipsitz Bem é famosa por seus estudos em Andrologia e Gênero e inventou o Inventário de Papéis Sexuais de Bem, onde buscou um modelo bidimensional para a sexualidade como alternativa a um modelo unidimensional que a explicasse. As escalas de masculinidade e feminilidade são tratadas como uma medida, como um valor que possa ser expressado por uma variável pertencente aos números reais. Nesse plano bidimensional, as pessoas com alta masculinidade ou com baixa feminilidade, são consideradas masculinas. Pessoas com traços altos de feminilidade ou baixo de masculinidade, são consideradas como femininas. Pessoas com alta masculinidade e feminilidade, são consideradas andróginas e pessoas com baixa masculinidade e feminilidade, são consideradas como indiferenciadas ou assexuadas.
Esse estudo é usado como Medida Psicométrica da Sexualidade.

Hoje em dia, é fácil cruzar com alguém de visual andrógino por causa da moda e nos anos 70/80/90 tivemos diversos artistas com visual andrógino que fizeram muito sucesso como o cantor Boy George, a cantora Annie Lennox, o camaleão do rock David Bowie e muitos modelos de passarela e fotográficos, também já usaram e usam até hoje esse visual.

by Mari Martins
Imagens by Google

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina