Distúrbios Alimentares



Você já ouviu falar em Ortorexia Nervosa?

Orthos = correto e Orexis = apetite

Pois bem, a ortorexia nervosa ainda não foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e trata-se de um distúrbio onde a pessoa possui uma preocupação extrema e obsessiva por alimentar-se saudavelmente. Os ortoréxicos tendem a alimentar-se apenas de frutas, verduras e cereais, evitam carnes, laticínios, alimentos com conservantes, corantes e agrotóxicos.
O problema é que o ortoréxico fica obsessivo, viciado na leitura dos rótulos dos alimentos e só consome aquilo que acha que é saudável, nesse meio tempo, ele acaba restringindo muito a sua dieta e o seu cardápio, o que leva a pessoa a um déficit nutricional caso não faça as devidas substituições e nosso organismo precisa de diversos nutrientes e vitaminas para funcionar bem.
Outra questão importante, é a questão psicológica, o ortoréxico acaba se isolando, pois ao restringir muito a sua alimentação, por ficar bitolado com a procedência do alimento e se é saudável, ele acaba não comendo em lugares públicos, restaurantes e casa de amigos e familiares. Além de criticar a alimentação das outras pessoas, quando ele aceita um convite para comer fora, ele é capaz de forçar o vômito logo depois ou adotar um corportamento mais restritivo ainda por ter comido algo fora do seu padrão. Isso acaba prejudicando-o ainda mais e a longo prazo, o ortoréxico poderá ter sérios problemas desenvolvendo um quadro de depressão ou mesmo de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
O tratamento desse distúrbio alimentar deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, psiquiatras e nutricionistas.

by Mari Martins
Imagem by Google

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina