Sífilis Congênita



Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil gestantes estejam infectadas com a doença. As notificações chegam a 12 mil ao ano e há até o "Dia Nacional de Combate à Sífilis Congênita", que foi no dia 15 de outubro. O objetivo desse dia é conscientizar as pessoas e reduzir a alta incidência existente até hoje no país, mesmo com todos os recursos disponíveis para o diagnóstico e tratamento fornecidos gratuitamente no SUS.

Ao contrário do que se pensa, o homem também deve fazer exames preventivos para proteger a si e a sua parceira, bem como evitar a sífilis congênita durante a gestação da sua mulher. Neste caso, vale destacar que a porcentagem de transmissão vertical (TV) da sífilis congênita é superior a 95%.

Os avanços na tecnologia e na medicina foram imensos e o tratamento da sífilis é uma realidade há mais de 60 anos, ainda assim, a doença continua deixando graves sequelas na população brasileira e provocando altos índices de morte fetal e neonatal.

Só você poderá mudar essa realidade. Faça exames preventivos regularmente, se for diagnosticado o problema, faça o tratamento indicado pelo médico, use preservativo nas relações sexuais e evite assim, a contaminação por DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Pense nisso!

by Mari Martins
Imagem by Google

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina