quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dengue - Novo Sorotipo




Eu já postei muitas informações sobre a Dengue aqui no Atemporal, mas sempre que o verão se anuncia, me sinto na obrigação de postar mais e novas informações. Neste verão, o Brasil irá deparar-se com a Dengue 4, novo sorotipo que entrou recentemente pela Venezuela trazendo risco de surtos, sendo necessária a adoção de medidas de prevenção e combate.
Um mapeamento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), por intermédio do centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e da  Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), apontou que 43% dos municípios paulistas têm risco alto ou muito alto para a ocorrência de Dengue durante esses meses.

Para evitar o avanço da doença no Estado durante o verão, a SES-SP apresentou o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período de 2011-2012, que visa à reorganização da assistência médica aos pacientes, a capacitação de profissionais e a montagem de "hospitais de campanha", para desafogar as unidades de saúde dos municípios com maior incidência, entre outras medidas.

Lembrando:
  • O mosquito prefere locais com temperaturas mais elevadas;
  • Com as chuvas há mais possibilidade de acúmulo de água.
A responsabilidade não é só do Governo, é da população também. É preciso higienizar e tampar bem reservatórios de água, caixas d'água, cisternas e evite deixar água acumulada e parada em recipientes como pratos de plantas, pneus, garrafas, lajes, etc.

Faça a sua parte!

by Mari Martins
Imagem by Google


Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude