Dengue - Novo Sorotipo




Eu já postei muitas informações sobre a Dengue aqui no Atemporal, mas sempre que o verão se anuncia, me sinto na obrigação de postar mais e novas informações. Neste verão, o Brasil irá deparar-se com a Dengue 4, novo sorotipo que entrou recentemente pela Venezuela trazendo risco de surtos, sendo necessária a adoção de medidas de prevenção e combate.
Um mapeamento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), por intermédio do centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e da  Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), apontou que 43% dos municípios paulistas têm risco alto ou muito alto para a ocorrência de Dengue durante esses meses.

Para evitar o avanço da doença no Estado durante o verão, a SES-SP apresentou o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período de 2011-2012, que visa à reorganização da assistência médica aos pacientes, a capacitação de profissionais e a montagem de "hospitais de campanha", para desafogar as unidades de saúde dos municípios com maior incidência, entre outras medidas.

Lembrando:
  • O mosquito prefere locais com temperaturas mais elevadas;
  • Com as chuvas há mais possibilidade de acúmulo de água.
A responsabilidade não é só do Governo, é da população também. É preciso higienizar e tampar bem reservatórios de água, caixas d'água, cisternas e evite deixar água acumulada e parada em recipientes como pratos de plantas, pneus, garrafas, lajes, etc.

Faça a sua parte!

by Mari Martins
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina