O Paracetamol é seguro para crianças?



O Paracetamol é uma medicação usada em larga escala pelos médicos de diversas especialidades. Muitas informações verdadeiras sobre a toxidade e a pequena janela terapêutica acabam induzindo os médicos a terem "medo" de dar a medicação na dose adequada, mas segundo revisão sistemática, o medicamento pode ser usado com tranquilidade na dose adequada quando necessário.

O estudo seguinte, foi realizado para responder à questões sobre a ligação do uso do paracetamol e lesões no fígado de crianças.
Os pesquisadores analisaram em vários banco de dados, incluindo a Cochrane, ensaios clínicos ou relatos de casos que avaliaram lesões de fígado em crianças que receberam doses normais de paracetamol (75 mg/kg/dia ou menos até 4 g/dia) nas últimas 24 horas. Exceto pelos relatos de caso, os estudos não estavam observando especificamente as lesões de fígado, mas estavam avaliando o uso terapêutico e monitorando a função hepática.
Os dados foram estudados de maneira independente por dois pesquisadores e depois comparados. Eles avaliaram os resultados de 62 estudos que envolveram 32.414 crianças. Nenhum desses estudos relatou crianças com sinais ou sintomas de doença no fígado, uso de antídoto devido à intoxicação com paracetamol, transplante ou morte. Elevações maiores ou menores de enzimas hepáticas foram descritas em 10 crianças (0,031%), enquanto os maiores valores de transaminases atingiram 600 IU/L. Dos 22 relatos de casos, de casos envolvendo lesões no fígado, somente 9 mostraram relação com o paracetamol classificada como "provável".

by Mari Martins
Imagem by Google
Fonte de pesquisa: Revista Diagnóstico e Tratamento 2011;16(3):117-8


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina