Alimentos coloridos




Todos sabemos que um prato bem elaborado e colorido abre o apetite, mas já imaginou, que além do prato ficar mais bonito e atraente visualmente, ele ficará mais saudável por causa da variedade de nutrientes? Já imaginou olhar-se no espelho e dizer: - Hoje eu nutri meus cabelos, minha pele, minhas unhas, hoje eu me proteji do câncer, hoje eu repuz a energia perdida, eu me hidratei, eu fortaleci meu sistema imunológico. Pois é, pense em tudo isso quando for se alimentar e pense que quanto mais colorido o seu prato, mais saúde você terá!

Veja:
  • Alimentos de cor branca - Possuem um pigmento chamado Flavina, que é bom para a absorção de gordura no organismo, regulam o intestino, possuem antioxidantes e fibras. Exemplo: Repolho branco e nabo;
  • Alimentos amarelos ou laranja - Possuem um pigmento chamado Betacaroteno, rico em Vitamina A, fazem bem para a pele, cabelo e unhas. Exemplo: Cenoura e mamão;
  • Alimentos da cor vermelha - Possuem um pigmento chamado Licopeno, possuem altos índices de antioxidantes e anticancerígenos. Exemplo: Tomate e melancia;
  • Alimentos da cor roxa ou preto - Possuem um pigmento chamado Antocianina, que combatem o envelhecimento e repõem energia. Exemplo: Repolho roxo e alcachofra;
  • Alimentos verde-claro - Possuem um pigmento chamado Clorofila, ricos em Vitamina C, por isso reforçam o sistema imunológico. Exemplo: Alface e acelga;
  • Alimentos verde-escuro - Possuem Clorofila, combatem a anemia porque são ricos em Ferro. Exemplo: Espinafre, brócolis, couve, folhas de beterraba.


Bom apetite!



by Mari Martins
Imagem by Google



Comentários

Glauco Silva disse…
E na minha cozinha procuro sempre ter todas essas cores.
Post super valioso.

bjo Mari.

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina