Toques Terapêuticos

Dedo polegar
Melhora a digestão de alimentos, idéias,  pensamentos e emoções; ajuda a dormir melhor e nos torna receptivos ao toque e carinho. Preocupações e ‘ruminações mentais’ desaparecem. Ajuda o estômago, o baço e o pâncreas. Bloqueia uma dor de cabeça que está começando.



Dedo indicador
Traz coragem, fortalece o desejo de viver, harmoniza a circulação dos fluidos corporais e o sistema muscular. Dissolve o medo e as inseguranças. Ajuda os rins e bexiga e ajuda a combater uma dor nas costas que está iniciando.




Dedo médio
Expande o sentimento de compaixão, a lucidez mental e a criatividade; regula a harmonia interior do corpo. Elimina a raiva, as frustrações e a irritabilidade. Ajuda o fígado e a vesícula biliar. Melhora a visão e revitaliza a fadiga geral.



Dedo anular
Promove a alegria, a esperança, o desapego do passado e o se abrir para o que é novo; dá vitalidade e energia ao corpo. Afasta a tristeza, a negatividade e o pesar. Ajuda os pulmões e o intestino grosso. Harmoniza a respiração e desconforto no ouvido.


Dedo mínimo
Conecta com a intuição, aumenta a auto-estima, harmoniza o sistema esquelético. Termina com a pretensão, com os julgamentos, com a mania de comparações. Ajuda o coração e  o intestino delgado. Ajuda a combater uma dor de garganta que está iniciando.



Centro da palma da mão
Traz sensação de paz profunda e de unidade com o universo. Dissolve o desânimo.  Ajuda o diafragma e o fluxo do umbigo. Harmoniza o corpo, a mente e o espírito mutuamente com o universo.


Toques Terapêuticos - Jin Shin Jyutsu
 
 
Recebi esse material sobre toques terapêuticos do meu querido professor de Yoga "Mardoqueu" e resolvi fazer uma postagem, pois achei muito interessante. Acredito que essas terapias fazem muito bem para o nosso corpo, para a nossa mente e para o espírito, então, vamos às dicas de como praticar o toque terapêutico:
 
 
Como nas fotos acima, envolva suavemente com a mão, o dedo correspondente da mão oposta por aproximadamente 3 minutos e quando sentir o pulsar, mude de dedo. Memorize cada dedo e os órgãos a que eles se relacionam, porque aí vocês vão poder praticar o toque terapêutico sabendo realmente onde vocês estão estimulando a energia. 
Fiquei curiosa para saber mais sobre essa terapia, então fui pesquisar mais na internet e segue o que encontrei:


O que é Jin Shin Jyutsu

" Arte do Criador através do homem de conhecimento e compaixão"
Jin Shin Jyutsu significam:
Jyutsu: Arte
Shin: Criador
Jin: Homem de conhecimento e compaixão
O Jin Shin Jyutsu® Fisio-Filosofia é uma arte de harmonização do corpo, mente e espírito por meio de toques, em áreas do corpo que concentram a energia vital. Essa prática foi desenvolvida através dos estudos do Mestre Jiro Murai , no Japão, no início do século XX, e tem como princípio aproveitar a capacidade inerente a todos seres humanos, sem exceção, de gerar a própria harmonia física, mental e emocional e, assim, manter a saúde. Nem sempre estamos conscientes deste nosso poder essencial e, ao ativá-lo, é possível restaurar a força vital e ficar menos vulnerável às doenças e aos efeitos do estresse.

by Mari Martins
Fonte: Jin Shin Jyutsu Fisio-Filosofia


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina