Assunto MUITO SÉRIO!


Esse assunto é muito sério e diz respeito a nós mulheres. Esse panorama tem que mudar em nosso país! Esse texto foi escrito por Maira Caleffi - Presidente da FEMAMA e ela divulga a situação de inoperância dos mamógrafos no Brasil.
 
 
Uma informação divulgada recentemente causou preocupação: apenas 12% das mulheres entre 40 e 70 anos conseguem realizar exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil. O dado é alarmante, mas não está sozinho. Além dessa notícia, o Ministério da Saúde acaba de divulgar que dos 1.514 mamógrafos que realizam exame de mama pelo SUS apenas 85% estão em funcionamento no país. Essa até poderia parecer uma nota positiva, mas temos que pensar que 223 equipamentos estão sem uso numa população que perde 30 mulheres por dia, vítimas de câncer de mama.
E essa estatística precisa mudar. Sabemos que, se a doença for descoberta cedo, pode ter até 95% de chance de cura. Entretanto, a realidade brasileira ainda é precária: cerca de 45,3% dos casos são diagnosticados em estágio muito avançado. Mas os números parecem não fechar. O SUS se orgulha em dizer que tem hoje quase o dobro de mamógrafos necessário para detecção precoce de tumores. E por que as nossas mulheres continuam morrendo dessa enfermidade?
Pelo que se pode constatar, existe a concentração de aparelhos em apenas algumas áreas do país. Além disso, outros equipamentos que deveriam estar funcionando a pleno vapor estão sucateados ou não dispõem de manutenção ou profissionais.



Texto by Maira Caleffi - Presidente da FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama
Imagens by Google

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina