domingo, 16 de outubro de 2011

Exemestane previne Câncer de Mama




A prevenção com exemestane, um inibidor da aromatase, reduz em 65% o risco de câncer invasivo de mama em mulheres menopausadas com risco alto de desenvolver a doença.
A conclusão é de um ensaio randomizado, controlado por placebo e duplocego conduzido em quatro países. Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine.
De acordo com o primeiro autor do artigo, Paul Goss, do Massachusetts General Hospital Cancer Center, em Boston, nos Estados Unidos, a terapia adjuvante com inibidores da aromatase reduz a incidência de tumores contralaterais mais do que o tamoxifeno. Além disso, o tamoxifeno possui pouca aceitação na profilaxia primária do câncer de mama devido aos efeitos adversos.
Participaram do ensaio 4.560 mulheres menopausadas com risco alto de desenvolver câncer de mama, de acordo com critérios clínicos estabelecidos. Elas foram randomizadas para receber exemestane (25 mg por dia) ou placebo.
Após três anos de seguimento, foram detectados 11 casos de câncer invasivo de mama no grupo do exemestane, contra 32 no grupo de mulheres tratadas com placebo - o que equivale a uma redução relativa de 65% na incidência.

by Mari Martins
Imagem by Google
Fonte: Consulta Prima


Nenhum comentário: