Regras para descarte de medicamentos




Esse assunto merece atenção!

Já está disponível em http://189.28.128.179:8080/descartemedicamentos um hotsite com informações sobre o descarte de medicamentos.
O tema está sendo debatido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, setor produtivo e sociedade. O objetivo é propor uma solução para evitar que medicamentos acabem jogados em lixo comum, contaminando o meio ambiente e trazendo riscos à saúde.
Desde 2008, a Anvisa vem discutindo uma solução para estes problemas. Em 2010, com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o trabalho ganhou força. Até o segundo semestre deverá ser apresentada uma proposta que permita o envio de medicamentos vencidos ou sem uso para tratamento correto. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que o setor produtivo, os usuários e o poder público têm responsabilidade compartilhada na definição de um destino correto aos produtos e aos bens de consumo, ao final de sua vida útil.
De acordo com a PNRS, o país terá regras para lidar com os resíduos que puderem ser reciclados. E os rejeitos, que antes poluíam o meio ambiente, como os medicamentos, passarão a ser tratados de forma ambientalmente correta. Até outubro deste ano, os grupos de Trabalho Temático, inclusive o de medicamentos, vão buscar construir um acordo sobre o descarte.

by Mari Martins
Imagem by Google
Fonte: Anvisa


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina