Projeto Casa + Segura





A Comissão de Prevenção de Acidentes Domésticos da AMB, finalizou o formato que o projeto Casa + Segura terá. Uma estrutura simulando uma casa de classe média estará montada em uma carreta, que circulará por 25 cidades da região Sudeste. De forma lúdica e interativa, os visitantes aprenderão formas de prevenção de acidentes domésticos. O objetivo é melhorar a segurança doméstica e prevenir acidentes que lesem a população.
Segundo dados 2008-2009 da Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA), 38% dos acidentes acontecem dentro das residências. Destes, 36,5% são provocados por queda; 26,4% por acidentes de transporte; 7,2% por ferimento com objeto perfurante; 4,7% por torção; 3,7% por queda de objetos sobre as pessoas e 2,2% por queimadura.
Outro dado preocupante e que moveu a criação desta Comissão e o desenvolvimento do projeto Casa + Segura é que cerca de 20% dos atendimentos registrados pelo Corpo de Bombeiros e 40% dos atendimentos registrados em prontos-socorros são gerados por acidentes domésticos; 90% deles poderiam ter sido prevenidos com medidas simples.
O projeto conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que irá distribuir 100 mil folders no CDHU e Poupatempo, imprimir as contas de água de 360 municípios com alguns cuidados que se devem tomar em casa e colocar um popup de divulgação do projeto em todos os sites do governo do Estado.
A carreta ficará parada em média de 1 a 2 semanas por cidade. A estimativa é que sejam feitas 50 mil visitas guiadas e que 27 milhões de pessoas sejam atingidas.

by Mari Martins
Imagem by Google
Fonte: JAMB


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina