Febre Reumática
Febre reumática, ou reumatismo infeccioso, é uma doença inflamatória, de caráter autoimune, provocada pela bactéria Estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield, a mesma responsável por infecções de garganta e pela escarlatina. A doença mata quase 250 mil pessoas por ano no mundo. No Brasil, são mais de 15 mil internações por ano e a doença é a maior responsável por cirurgias cardíacas em crianças. A enfermidade, em geral, se manifesta por volta de 7 a 15 dias depois de um episódio infeccioso de faringoamidalite com febre. O pico de incidência ocorre em 3% das crianças entre 5 e 15 anos, que apresentam alterações no sistema imunológico por herança genética.
Quanto mais jovem o paciente, maior o risco de a febre reumática deixar sequelas graves.
Sintomas
- Dor nas juntas (artrite migratória);
- Sopro cardíaco, quando há comprometimento das válvulas do coração;
- Inflamação no músculo do coração (cardite);
- Movimentos descoordenados dos membros (coreia) em consequência de inflamação no cérebro;
- Manchas avermelhadas na pele (eritema marginado);
- Nódulos subcutâneos;
- Febre baixa (37,5º C);
- Prostração;
- Inapetência;
- Falta de ar.
A febre reumática é uma complicação decorrente de faringites e amidalites mal curadas. A maneira mais eficaz de prevenir a doença é combater o estreptococo do grupo A com antibióticos específicos, sempre sob a orientação de um médico. Nunca se automedique e tome o antibiótico pelos dias exatos prescritos pelo médico.
Em 2011, foi anunciado, que testes para a vacina contra a Febre Reumática estavam indo bem no Brasil e estavam e fase adiantada. Vamos torcer para que a vacina esteja disponível logo.
by Mari Martins
Imagem by Google
Comentários