segunda-feira, 26 de março de 2012

Pés com joanete




Você sabe o que é joanete? Quando ele ocorre e como prevení-lo?

Sabe aquele ossinho saltado na lateral do pé e que incomoda muito causando dor conforme caminhamos? Esse é o joanete e ele ocorre quando há um deslocamento lateral da articulação do dedão do pé, dando a falsa impressão de que o osso cresceu. Na maioria das vezes, a causa é genética, mas o uso frequente de salto alto, sapato apertado ou de bico fino também pode desencadear o problema. As vítimas mais comuns são mulheres a partir dos 30 anos.

Prevenção:
O principal cuidado para prevenir é usar calçados com a parte da frente larga e arredondada, que não aperte os dedos. Em casos extremos, em que a paciente sente dor, indica-se fisioterapia e acupuntura.
Existem alguns acessórios ortopédicos que podem ajudar a aliviar a dor e impedir a evolução do quadro, são separadores de dedo e corretivos para uso noturno, mas eles não corrigem a deformidade.

Correção do problema:
Apenas a cirurgia é capaz de corrigir o problema, mas os médicos só recomendam quando a deformidade no pé é acompanhada de muita dor. Nesse caso, a cirurgia tem que ser feita em centro cirúrgico, com anestesia raquidiana ou peridural. A recuperação leva, em média, dois meses.

by Mari Martins
Imagem by Google



Nenhum comentário: