HC de Botucatu na luta contra as doenças renais





Hoje, não é só o Dia Internacional da Mulher, hoje, é dia de prevenção. Hoje é o Dia Internacional do Rim.

 
HC de Botucatu, SP, faz campanha de prevenção de doenças renais

Nesta quinta-feira (8) é o Dia Internacional do Rim e, apesar do aumento em 20% no número de transplantes, a fila ainda é grande. De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 1000 pessoas ainda aguardam uma oportunidade. O Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu, no interior de São Paulo, está em campanha com parentes de pacientes para tentar descobrir mais cedo a doença.
No Dia Mundial do Rim, 15 profissionais do HC de Botucatu receberam os parentes dos pacientes para tentar descobrir a doença logo no começo. O hospital é referência no estado no tratamento de doenças renais.
Em 2011 foram 80 transplantes de rim. Mesmo assim a fila ainda é grande. De acordo com dados do hospital, na região de Botucatu 284 pessoas esperam por um doador. No interior de São Paulo são 1370 pessoas.
A médica do HC, Vanessa Santos Silva, conta que descobrir a doença logo no inicio pode ser fundamental para estacionar o problema. Por isso, esse tipo de campanha é muito importante. Ela lembra que os principais fatores de risco são a pressão alta, o diabetes, ter um parente com doença renal e a idade avançada.
Além disso, alguns alimentos fazem mal aos rins, como o sal, que é um dos principais vilões.

by Mari Martins
Imagem by Google

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina