Assistência a Dependentes de Crack




A epidemia do uso de crack no país e seu poder devastador sobre as condições de saúde e social dos dependentes químicos levaram as entidades médicas - Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Associação Médica Brasileira (AMB) - a elaborar uma cartilha com Diretrizes Clínicas para assistência integral ao dependente do uso de crack. O trabalho foi realizado a partir do seminário Crack: construindo um consenso, realizado em abril de 2011, em Brasília, na sede do CFM.
As Diretrizes definem conceitos relacionados à droga e a seu uso, e trazem orientações sobre abordagem e tratamento dos usuários, além de um guia para avaliação e manejo em casos de urgência que envolvem intoxicação, abstinência aguda ou overdose. Também são abordados aspectos do atendimento a mulheres durante a gestação e amamentação, além da farmacoterapia utilizada para a síndrome de abstinência e manuseio de medicamentos.
A íntegra do protocolo de assistência a usuários e dependentes de crack está disponível para download no site do CFM - www.cfm.org.br.

by Mari Martins
Imagem by Google
Fonte de pesquisa: Jornal do Cremesp - março/2012



Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina