A Psicologia da Educação




PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A Psicologia da Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas.
O psicólogo desta área interessa-se com a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem, por vezes em subgrupos particulares como crianças com determinada deficiência.
Chamada também de psicologia escolar, é um ramo da psicologia aplicada que consiste na exploração dos princípios e técnicas psicológicas à compreensão e orientação do educando, objetivando seu encaminhamento adequado para a vida adulta. É o Ramo da Psicologia que lida com a aplicação de princípios, técnicas e outros recursos da Psicologia aos problemas enfrentados pelo professor em sua ação educativa.

Interessa-se pela compreensão dos seguintes problemas:
1) a criança e o adolescente: seu desenvolvimento, suas necessidades e suas peculiaridades individuais;
2) a situação de aprendizagem: inclusive a dinâmica de grupo, na medida em que esta influencia a aprendizagem;
3) Os processos; através dos quais a aprendizagem pode tornar-se mais eficiente.

Áreas focais:

a) O aprendiz (""the learner""): desenvolvimento e maturidade; o aprendiz e sua família; o aprendiz e seu grupo; o desenvolvimento afetivo e problemas de conduta; os excepcionais;
b) O processo de aprendizagem: a natureza desse processo; fatores que interferem no processo de aprendizagem;
c) A situação de aprendizagem: técnicas centradas no professor; técnicas centradas no aluno; disciplina, métodos didáticos; papéis do professor e do aluno na situação de aprendizagem.
Para entender as características dos alunos na infância, adolescência, idade adulta, e na velhice, este psicólogo desenvolve e aplica teorias do desenvolvimento humano. Muitas vezes expressas em fases de maturação, de desenvolvimento, e de teorias que descrevem mudanças nas habilidades mentais (cognição), papéis sociais, morais, raciocínio, e crenças sobre a natureza do conhecimento.
A Psicologia da Educação tem por finalidade o estudo do comportamento humano em situação educativa. Compreende especialmente: o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo, a aprendizagem, a personalidade e seu ajustamento, a avaliação e relativas medidas, a orientação.

 
Coluna No Divã - assinada pela Dra. Marisa Martins - Psicóloga - CRP: 06/30413-0.
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina