Pioneirismo. Brasil cria vacina contra Esquistossomose



O Brasil criou e vai produzir a primeira vacina contra Esquistossomose. Após 37 anos de pesquisa, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), responsável pelo desenvolvimento e teste do imunizante, anunciou nesta terça-feira (12/06/2012) que a vacina foi aprovada nos testes clínicos, feitos com 20 voluntários.
Os pesquisadores acreditam que será possível imunizar a população dos locais mais expostos à epidemia no mundo dentro do prazo máximo de cinco anos.
A criação dessa vacina, que é também o primeiro imunizante para vermes, coloca o Brasil em uma posição de destaque no campo da ciência mundial.

Sobre a doença: 
A Esquistossomose é uma doença crônica, causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose, matando milhares de pessoas todos os anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a esquistossomose é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo, atrás apenas da malária. O parasita afeta atualmente 200 milhões de pessoas em áreas sem saneamento básico, e tem potencial para atingir 800 milhões de indivíduos em todo o mundo, principalmente nos países da África, da América Central e do Brasil — em especial no nordeste e em Minas Gerais.

by Mari Martins
Imagem by Google
Fonte: G1



Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina