Exercícios para memória amenizam mal de Alzheimer


Não há como reverter o declínio cognitivo dos pacientes com mal de Alzheimer, mas é possível amenizar os efeitos da doença com exercícios para memória e outras atividades.
Algumas dessas tarefas foram reunidas no "Manual Memória, Arte e Sucata", elaborado pela geriatra Ivete Berkenbrock, em parceria com a psicóloga Joice Peters Schiavinato, especialista em gerontologia. O manual é uma ferramenta direcionada ao cuidador do paciente com declínio cognitivo leve a moderado.
Cada capítulo representa um mês do ano, com informações sobre as suas principais datas comemorativas. Os exercícios sugeridos buscam associar a data em questão com lembranças pessoais do paciente, o que irá estimular sua memória e reduzir a agitação, melhorar seu humor e favorecer a interação com o cuidador. Também é sugerida uma série de atividades artesanais.
A realização deste tipo de atividade é praticada em diversos centros de atendimento e suporte ao idoso com mal de Alzheimer, e tem comprovada sua capacidade de melhorar a socialização do paciente.
Link do manual:
Obs: pode ser que o link não abra na primeira tentativa, mas insista e ele abrirá. O arquivo está em PDF.

 
by Mari Martins
Imagem by Google
Fonte do Manual: CRF

 

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina