Almodóvar. Pragmático e hipnotizador.
Este, é o diretor de cinema que não precisa de efeitos especiais hollywoodianos para fazer sucesso. Almodóvar dirigiu filmes geniais, com roteiros inteligentes, pragmáticos e hipnotizadores, por lidarem com questões raramente discutidas nos enlatados norte-americanos. São histórias densas, mas ao mesmo tempo engraçadas, com personagens que fogem do óbvio, com presença feminina marcante, histórias realistas onde se aborda a homossexualidade, a transexualidade, o sexo, o conflito familiar, o conflito de identidade, os conflitos éticos e filosóficos. Em seu último filme "A pele que habito", se discute, até mesmo, questões ligadas à bioética e manipulação genética.
Para mim, Almodóvar é uma flor no deserto. Talento nato e raro! Muitos não gostam do seu trabalho, às vezes, nem o entendem direito, mas uma coisa é fato: ele "desperta sentimentos" nas pessoas. Ele não é morno.
São diversos filmes:
- Pepi, Luci, Bom;
- A lei do desejo;
- Matador;
- Labirinto de paixões;
- Maus hábitos;
- O que eu fiz para merecer isto?;
- Mulheres à beira de um ataque de nervos;
- Ata-me;
- De salto alto;
- Kika;
- A flor do meu segredo;
- Carne trêmula;
- Tudo sobre minha mãe;
- Fale com ela;
- Má educação;
- Volver;
- Abraços partidos;
- A pele que habito;
O mais interessante de tudo, é que Pedro Almodóvar nunca estudou cinema, ele é autodidata e acho que isso o valoriza ainda mais. Almodóvar nunca estudou cinema por falta de recursos financeiros e foi o primeiro diretor espanhol a ganhar um Oscar.
by Mari Martins
Imagem by Google
Comentários