Autismo



AUTISMO
A criança autista tem um desenvolvimento incomum e inadequado, que pode persistir por toda sua vida. Geralmente esta perturbação psíquica aparece nos primeiros três anos de vida, e incide mais nos homens que nas mulheres, problemas de funcionamento no cérebro podem provocar este distúrbio. Apesar da dificuldade de comunicação e de interação social, algumas crianças são muito inteligentes e preservam intacta a fala. Outras já apresentam sinais de debilidade mental, silêncio persistente e um desenvolvimento atrasado da linguagem. Enquanto algumas aparentam um certo isolamento e se mantêm distantes, em outras há um comportamento limitado e padrões conservadores e severos.
Capacidades físicas, sociais e linguísticas despertam lentamente nessas crianças, pois alguns campos específicos do pensamento podem ou não estar presentes, restringindo assim a compreensão racional das idéias e conceitos. Geralmente elas não associam os sentidos às suas respectivas palavras. Sua interação com metas, acontecimentos e pessoas não tem um desempenho normal, e elas não conseguem apropriar suas respostas às questões levantadas por adultos e outras crianças. Seus brinquedos também não são utilizados da maneira mais adequada. Estes pacientes reagem às sensações diferentemente dos padrões de normalidade, especialmente nas áreas da visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e na manutenção do corpo. Outro traço comum é o comportamento compulsivo e impregnado de rituais, como agitar as mãos ou balançar-se, cheirar ou lamber os objetos. Eles podem também atacar e ferir sem motivo outras pessoas.
No diagnóstico, os especialistas devem levar em conta três fatores: os problemas de relacionamento social, da comunicação verbal e não-verbal e dos brinquedos da imaginação, e finalmente do comportamento limitado e repetitivo. Mas todos esses elementos interessam apenas do ponto de vista referencial. Levam-se em conta principalmente as questões levantadas pelos familiares, como os sintomas, o comportamento da criança, antecedentes ginecológicos e obstétricos, a história médica da família e do paciente, principalmente no que tange às doenças neurológicas, psiquiátricas ou de origem genética, entre outros dados relevantes. Com base nestes, deve-se elaborar o planejamento do tratamento, depois de se classificar o distúrbio presente no paciente.
O autismo não é tratado com medicamentos específicos, embora muitas vezes algumas substâncias sejam utilizadas para sanar alguns efeitos desta síndrome, tais como a agressividade ou procedimentos repetitivos. Há pouco tempo os médicos valiam-se de neurolépticos para combater impulsos e comportamentos agitados, mas ultimamente vem-se adotando antidepressivos que inibem o processo de retomada da serotonina – estes remédios, como a fluoxetina, a fluvoxamina, a sertralina e a clomipramina, têm apresentado efeitos positivos. Assim, os autistas conquistam uma melhor qualidade de vida, a tranquilidade necessária e merecida. Além de fazer uso destes medicamentos eventuais, o autista deve desenvolver a capacidade de ser mais independente, com o auxílio de mecanismos comportamentais. Este tratamento deve ser complementado por um projeto de orientação familiar, como, por exemplo, na escolha do espaço mais adequado para a educação do paciente.
Quando os pais suspeitam que o filho é um autista, têm a tendência de negar o fato ou de acreditar que ele se curará completamente. Muitas vezes, os familiares migram de profissional em profissional, esperando ouvir o diagnóstico tão desejado. Embora ainda não seja possível falar-se em uma cura ampla, com os recursos atuais da medicina pode-se cultivar a esperança de ver esta criança alcançar uma maior independência. Mas para que isso aconteça, o tratamento deve iniciar o mais cedo possível, acompanhado de uma educação especial, esta proporciona ao autista ampliar sua aptidão para o aprendizado suas habilitações comunicativas e sua interação com os outros, ao mesmo tempo em que diminui as crises de agitação , o apoio familiar é muito importante, e a utilização de todas as técnicas que possam ajudar no desenvolvimento deste paciente.


Coluna No Divã - assinada pela Dra. Marisa Martins - Psicóloga - CRP: 06/30413-0
Imagem by Google



Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina