quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Exame de sangue ou de urina prevê Alzheimer


Segundo um estudo, o exame de sangue ou de urina pode prever o mal de Alzheimer, pois os indicadores aumentam meses ou até anos antes dos primeiros sintomas. O Alzheimer não tem cura, mas o diagnóstico precoce ajuda no controle.
A afirmação é de um estudo do Centro VTT de Pesquisas Técnicas da Finlândia, publicado pela revista médica “Translational Psychiatry”.

O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa ainda sem cura, mas a chance de controlá-la é maior se ela é detectada precocemente.
A descoberta do laboratório finlandês é que um indicador molecular relacionado à chamada via das pentoses, que regula a glicemia, aumenta antes da manifestação da doença. É um sinal de falta de oxigenação e um presságio do mal de Alzheimer.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam pacientes com danos cognitivos leves – um estágio que, muitas vezes, precede a doença – durante 27 meses. Dos 143 participantes, 52 desenvolveram Alzheimer, de fato. Os exames indicaram que a variação da via das pentoses foi um fator em comum que ocorreu nesses pacientes.

by Mari Martins
Imagem by Google


Nenhum comentário: