69 novos procedimentos obrigatórios





Mais 69 procedimentos, entre consultas, exames, cirurgias e tratamentos com medicamentos especiais, foram incluídos no rol de procedimentos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e entraram em vigor a partir de 1º de janeiro deste ano.
Os planos de saúde já são obrigados a oferecer as novas coberturas - a lista com os novos procedimentos foi divulgada em agosto de 2011, por meio de resolução -, mas caso a solicitação seja recusada, o usuário poderá denunciar a empresa à ANS. Nesses casos, a operadora poderá ser multada em R$ 80 mil por descumprimento ao rol.

Entre os novos serviços que devem ser oferecidos estão o acesso dos pacientes a medicamentos especiais para artrite reumatoide e câncer, e o exame Pet-Scan, mas esse exame foi limitado a apenas três situações: câncer pulmonar, linfoma e câncer colorretal, ficando excluídos os casos de melanoma.
Foi incluída também a cirurgia bariátrica por vídeo, menos invasiva que a convencional.

São 41 novas cirurgias cobertas pelo método, tais como a colecistectomia com fístula biliodigestiva, herniorrafia, adenoidectomia e refluxo gastro-esofágico, entre outras.
Aparecem 13 novos exames, entre eles a análise molecular de DNA.
Foi incluída a terapia imunobiológica endovenosa para tratamento de artrite reumatoide, artrite psoriática, doença de Crohn e espondilite anquilosante.
O destaque fica para o tratamento ocular quimioterápico com antiangiogênico, para a angiotomografia coronariana, para o implante de anel intraestromal, além do pet-scan oncológico e da oxigenoterapia hiperbárica.


by Mari Martins
Imagem by Google
Fonte: Jornal do Cremesp - Jan/Fev-2012



Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina