Asma Brônquica ou Bronquite





A Asma Brônquica ou Bronquite é caracterizada por uma reação exagerada do sistema respiratório (traqueia e brônquios) a determinadas substâncias e partículas denominadas de alérgenos. Os principais alérgenos inaláveis são os fungos (mofo), os pelos de animais, os ácaros, a poeira domiciliar, os pólens, a lã e até fragmentos de insetos.
Os principais sintomas são cansaço, falta de ar, chiado, aperto no peito e tosse.

Estima-se que 7,2% da população tenha Asma, número que vem aumentando significativamente, com um incremento de 73% do número de casos na faixa etária de 5 a 14 anos. As crianças são mais afetadas do que os adultos, principalmente nos 4 primeiros anos de vida, porém o quadro tende a regredir com a idade, e apenas uma em cada cinco crianças asmáticas será um adulto asmático.

Medidas preventivas são fundamentais e incluem controle ambiental (evitar exposição a substâncias que produzem alergia, ao fumo e a cheiros fortes), estar atento a alterações bruscas de temperatura, ao uso de certas drogas, ao estresse emocional, atividade física e infecções respiratórias.

A Asma não tem cura, mas pode ser controlada com medicamentos para o tratamento das crises e com medicamentos para a prevenção das mesmas, mas isso só poderá ser prescrito pelo médico.

by Mari Martins
Imagem by Google



Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina