O prato do brasileiro


Já citei antes que o Brasil tem a maior biodiversidade do planeta, nossa fauna e nossa flora são invejáveis de tão ricas. O Brasil também é conhecido como o país da abundância por causa das frutas, das verduras e dos grãos. Sabendo de tudo isso, como será o prato do brasileiro?

O Ministério da Saúde fez um levantamento esse ano e o resultado não foi nada bom. Falta saúde no prato do brasileiro!

A pesquisa tem como base 54.367 entrevistas, que revelam que as frutas e hortaliças estariam presentes com regularidade - mais de cinco vezes na semana - no prato de apenas 30,4% dos brasileiros. Somente 18,9% dos brasileiros consome as cinco porções diárias equivalentes a 400 gramas, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a pesquisa, os resultados seguem um padrão mundial, como as pessoas têm menos tempo, planejam menos os seus cardápios. Desta forma, acabam utilzando-se de uma alimentação pobre em frutas e hortaliças e optando por alimentos prontos, industrializados, pré-cozidos e enlatados.

Veja como é a alimentação do brasileiro:
  • Carnes gordas - 33% dos brasileiros não abrem mão desse tipo de alimento;
  • Verduras e hortaliças - 30,4 comem com regularidade, mas somente 18,9% consomem a quantidade recomendada pela OMS;
  • Refrigerantes e sucos artificiais - 76% dos adultos consomem pelo menos uma vez por semana, 42% dos jovens tomam essas bebidas quase uma vez poe dia e 13,4% foi o aumento do consumo regular desses produtos em comparação ao ano passado.
by Mari Martins
Fonte de pesquisa: OMS e Ministério da Saúde
Imagem by Google

Comentários

Anônimo disse…
Queridíssima Mari !

Eu estou no meio destas estatísticas aí, não gosto de frutas e nem de hortaliças... Nem é questão do tempo, é de gosto mesmo.
Só como porcarias, frituras e afins...
Tamanha irresponsabilidade né, tenho vontade de mudar, mas haja ânimo !
Admiro muito quem se alimenta corretamente, acredito que tenha até uma sensação de bem estar diferenciada dos mal comedores como eu...
excelente !
Grande beijo !

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina