terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fitoterápicos


Você sabe o que é um Fitoterápico? Sabe a diferença entre um Fitoterápico e um Fitofármaco?

O fitoterápico é um medicamento de origem vegetal, isto é, obtido a partir de plantas medicinais secas ou recém-colhidas e de seus extratos naturais. Eles são produzidos utilizando a planta inteira, por isso contém os vários componentes ativos da espécie. O fitofármaco é um medicamento produzido com um princípio ativo isolado e "copiado" em laboratório. Quando a substância ativa é isolada da planta, tem uma ação diferente daquela apresentada na espécie inteira.

Na Alemanha, a fitoterapia faz parte do currículo dos cursos de medicina desde 1993 e não é tratada como medicina alternativa. No Japão acontece o mesmo desde 1967 e hoje, há 210 fórmulas disponíveis no sistema público de saúde do país.
No Brasil, apesar da "biodiversidade", não há uma cultura estabelecida, os médicos não têm o costume de receitar fitoterápicos. Essa cultura está mudando aos poucos, mas é preciso que a medicina incorpore o fitoterápico nos tratamentos, como uma complementação, mas sem a adesão dos médicos isso se torna praticamente impossível.

Vou citar aqui, uma pequena lista de medicamentos Fitoterápicos disponíveis gratuitamente no SUS e suas propriedades curativas:


Alcachofra - usada no tratamento de dores abdominais relacionadas ao fígado e à bile;


Aroeira - usada em produtos ginecológicos antiinfecciosos;


Cáscara Sagrada - usada no tratamento de constipação (prisão de ventre);


Espinheira Santa - usada no tratamento de úlceras e gastrites;


Garra do Diabo - usada como antiinflamatório (oral) para dores lombares e osteoartrite (artrose);


Guaco - usada no tratamento de tosses e gripes;


Isoflavona da Soja - usada no alívio dos sintomas do climatério;


Unha de Gato - usada como antiinflamatório (oral e tópico) para casos de artrite reumatóide, osteoartrite (artrose) e como imunoestimulante.


O Brasil é um país muito rico e possui a maior biodiversidade do planeta! Isso tem que ser valorizado e estudado, isso não está em nosso território em vão! A Fitoterapia pode ser um grande aliado nos tratamentos médicos.

Texto by Mari Martins
Fonte de Pesquisa: Revista Herbarium
Imagem by Google

Um comentário:

AmoJoias disse...

Oiiii
simplesmente ameiiii esse post sempre tive curiosidade de saber e entender um pouquinho mais!!!
bjus