Diabetes
O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da substância pelo organismo.
Por se tratar de uma doença silenciosa, se não detectada inicialmente e mantida sob controle, pode trazer sérias complicações a saúde como problemas renais, oculares (cegueira) e cardiovasculares. O problema é tão sério que pode levar a amputação de membros e até a morte. Segundo o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros vítimas de Diabetes Mellitus não sabem que possuem a doença e o mais preocupante é que o Diabetes era uma doença típica de adultos e atualmente, por causa a obesidade infantil, está se tornando uma doença comum entre crianças e adolescentes.
Em 1985 estimava-se haver 30 milhões de diabéticos no mundo. Esse número cresceu para 170 milhões em 2002. Agora, há uma projeção de 300 milhões em 2025. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), isso pode significar uma grande epidemia.
Existem dois tipos principais de Diabetes Mellitus, a tipo 1, mais comum em crianças, e a tipo 2, que é mais comum em adultos e os sintomas são basicamente:
- Aumento da diurese;
- Enurese noturna no caso das crianças;
- Muita sede;
- Aumento da ingestão de líquido;
- Perda de peso rápida e acentuada;
- Fome exagerada;
- Sonolência;
- Fraqueza;
- Tontura;
- Cãimbras;
- Formigamentos;
- Infecções;
- Visão nublada.
Preste bastante atenção nesses sintomas e se você ou seu filho apresentar algum, procure um especialista para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
by Mari Martins
Fonte de pesquisa: SBEM e Hebron
Imagem by Google
Comentários
Pessoas com diabetes precisam monitorar a glicose, tomar a medicação, exercitar-se regularmente e ajustar seus hábitos alimentares.
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde