Você já sorriu hoje?

Em 1967, um estudioso chamado Paul Ekman fez uma pesquisa sobre o sorriso e descobriu que para sorrir é preciso utilizar 42 músculos faciais e que existem pelo menos 19 maneiras diferentes de sorrir, mas que apenas uma forma de sorrir é verdadeira. A forma verdadeira de sorrir e que mostra a verdadeira alegria, é aquela que além da elevação dos cantos da boca, provoca também uma pequena contração dos olhos e a elevação das metades superiores da face e os músculos orbiculares se contraem.
Paul Ekman afirma também que mesmo antes de estarmos conscientes do simples esboço de um sorriso, inúmeras transformações ocorrem no nosso rosto e que o músculo orbicular é muito difícil de comandar, não basta apenas se utilizar de força de vontade, somente 10% das pessoas possuem o domínio perfeito dos seus músculos faciais que lhe permitem "produzir" sem treino, um sorriso verdadeiro. 
Paul Ekman conseguiu provar ainda em sua pesquisa, que à medida que os voluntários iam aprendendo a controlar os músculos orbiculares, iam demonstrando um certo estado de alegria e boa disposição. Ele registou as correntes cerebrais destes voluntários quando eles "imitavam" conscientemente um sorriso verdadeiro, e, de fato os sinais elétricos "acusavam" um considerável aumento de alegria e boa disposição.

by Mari Martins

Comentários

Anônimo disse…
O sorriso largo com certeza é o sorriso autêntico. Adorei.

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina