Filosofia Univérsica

Níveis de consciência

Toda a ascensão, na escala dos seres, consiste na mudança do seu nível de consciência; essa modificação é a razão de ser de todas as diferenças; é ela que faz a diferença entre o selvagem e o sábio, entre este e Deus.
Quando se diz que o homem superior está acima das coisas, isto é literalmente verdadeiro; certas coisas não o prendem mais; pelo fato de ele as encarar de outro modo; por ser outro essas coisas não têm mais poder sobre ele.
Saber conscientemente é superar, é libertar-se daquilo que se sabe - assim como não saber é ser escravo daquilo que não se sabe.
Esse ver-melhor e conhecer-melhor não é uma condição preliminar para a redenção - é a prórpia redenção ou libertação.
Não há poder maior que o conhecimento sapiencial, que é a verdadeira compreensão. Neste sentido foi dito pelo Cristo: "Conhecereis a verdade; e a verdade vos libertará".
Não é possível nenhum progreso interior sem esse conhecimento, sem essa elevação do nível da consciência.
Não há crendice mais funesta do que a crença na invencibilidade do determinísmo das leis da natureza. A natureza, é certo, age de um modo determinado; no seu próprio plano é ela invariável, invencível; entretanto, todas as forças atuam tão somente num determinado plano; mas quem se eleva acima deste plano liberta-se da sua influência e não é atingido pelo seu impacto. Graças ao nível superior da sua consciência, do seu livre-arbítrio, está o homem acima do nível da natureza inferior, onde atua apenas a lei da causalidade mecânica, ao passo que no homem funciona a lei da causalidade dinâmica.
Quando o homem consegue elevar o seu nível de consciência do plano das forças mecânicas, escapa desse plano, não apenas na imaginação, mas na mais completa realidade; porque ter outra consciência é ser outro. O nível da nossa consciência determina o nível do nosso ser. A medida da minha consciência é a bitola do meu ser e do meu poder.
Na íntima essência da sua natureza o homem é onipotente, e quanto mais consciente ele se tornar desta verdade tanto mais se libertará das coisas que os escravizam.
Toda a nossa ascensão rumo a um poder superior é essencialmente um processo de conscientização. Na minha íntima essência eu sou o poder infinito, embora na minha externa existência os meus poderes sejam limitados. Eu sou essa essência onipotente, que é a fonte de todas as minhas existências, que eu tenho mas não sou.
À luz desta verdade, é possível que tenham razão os sábios da Índia, quando dizem que o homem, chegado ao mais alto grau de consciência, pode superar a própria morte.
E não seria este o sentido das palavras do Cristo "Quem tiver fidelidade (fé) a mim, não morrerá, e, ainda que tenha morrido, viverá para todo o sempre"? Ter fidelidade a seu Cristo interno é o mesmo que atingir o mais alto nível de consciência.
E quando ele afirma "o Pai está em mim, e eu estou no Pai - o Pai também está em vós, e vós estais no Pai", supõe a possibilidade de crearmos em nós esse nível de consciência, que ele tinha realizado em si, e que existe implicitamente em cada ser humano.

Fonte: Educação do Homem Integral - Autor: Huberto Rohden - Editora Martin Claret


Comentários

Jackie Freitas disse…
Mari, minha querida!
No plano espiritual isso se chama evolução! Não há nada melhor do que vivermos em busca do crescimento interior. Feito isso, realmente, tudo passa a ter outra conotação. Desprendemo-nos das picuinhas e seguimos em frente, semeando amor e não discórdias.
Grande beijo, minha linda!
Jackie
Mari Martins disse…
Oi Jackie, você tem razão e isso é o que mais peço a Deus, que me ajude a ser um ser humano melhor, mais paciente e tolerante sempre.
Beijos e até mais.

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina