sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mito ou verdade?




Abacate engorda? Aumenta as taxas de colesterol?
Durante anos o abacate foi boicotado porque tinha a fama de aumentar as taxas de colesterol e de engordar, era considerado um vilão e evitado por muitos. Isso tornou-se um mito!

Segundo um estudo realizado no Centro de Nutrição Humana da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, o abacate protege o coração porque contém Beta-sitosterol e L-glutationa e eles reduzem o colesterol ruim sem prejudicar o colesterol bom. Outro estudo publicado na revista científica Osteoarthritis and Cartilage, comprova que o abacate possui substâncias anti-inflamatórias que protegem contra o desgaste das cartilagens (tecido que protege nossas articulações) por isso, se você pratica atividade física, o abacate é essencial para combater lesões. Além disso tudo que já citei, o abacate é rico em vitaminas A e E e ajuda a combater acne, rugas e até mesmo celulite. Se consumido antes de dormir ajuda a emagrecer, mas tem que ser a fruta pura, sem adoçante e no máximo 3 colheres de sopa.

O brasileiro tem o hábito de consumir o abacate com açúcar, ou em forma de vitamina, mas o abacate é uma fruta de sabor neutro e pode ser consumido em saladas e refeições leves também, os mexicanos o utilizam muito no Guacamole. Se consumido em saladas, o benefício é ainda maior porque a gordura do abacate aumenta em até 10% a absorção dos carotenoides, entre eles o licopeno e isso é mutio bom porque o licopeno evita o envelhecimento precoce porque reduz os radicais livres. O abacate é uma das poucas frutas que tem proteína, então o consumo deve ser diário, porém moderado, sozinho ou em refeiços leves.

by Mari Martins
Imagem by Google


7 comentários:

Jackie Freitas disse...

Mari, minha querida!
Eu adoro abacate! Como com açúcar, na casca ou em vitaminas...hummmm...Adoro!
Grande beijo, amiga!
Jackie

Glaukitos disse...

Nossa, eu adoro abacate e não sabia de tudo isso não.Obrigado pelo post.

um ótimo FDS mari.
bjo

Guria Faceira disse...

bah eu odeio abacate
mas depois q li ali
q ele preveni rugas, acnes e ate celulite, passei a ama abacate kkkkkkkkkkk

bjim guria

Carol R. Cunha disse...

adorei o post...
eu não comia abacate com medo que desse acne..mas agora vou mataar a vontade...
brigadaa
bjo

Pedro Paulo disse...

Esse injustiçado Fruto,

Gente !, o que engorda é açúcar e carboidratos,

Abacate não tem nem açúcar e nem carboidratos do tipo do pão e arroz

Ainda bem que estão desfazendo os mitos da nutrição

Parabéns pelo post

Sonia Regly disse...

Eu não comia abacate, pois os antigos dizem que pesa no estômago. Mas, agora lendo esse excelent post, vou comer sem medo!!!

Parabéns!!!

Rosangela disse...

A muito tempo que não como abacate, mas adoro! Bom saber que faz tão bem a saúde!
Abraços!