Diversão gratuita!

Destaques da semana:

Os professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) apresentam a partir de 7 de agosto, pela primeira vez em bibliotecas, o ciclo de palestras do projeto Física Para Todos.O projeto pretende mostrar, com o uso de linguagem acessível, que a física está presente na vida das pessoas


Cinema: mostras Pedro antes de Almodóvar, Festival de Cinema Brasileiro: O Cinema da Retomada e Sessões Infantis, Sessão Cineclube e Sessão Nostalgia.



Teatro: estréia de Tratado Secreto de Magia (público juvenil e adulto), da Cia. Em Cena Ser, e da peça premiada A Bruxinha (infantil), que comemora os 20 anos da Cia. Truks.

• RPG; contações de histórias; exposição Os Personagens de Spacca; oficinas de teatro infantil, recurso de voz para contadores de histórias e de cinema com inscrições abertas.





CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DIA A DIA:
|DIA 6, SEXTA|

CINEMA: PEPI, LUCI E BOM
(Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón, Espanha, 1980, 82 min). Dir.: Pedro Almodóvar. Com Carmen Maura, Olvido Gara, Eva Silva e outros. +18 anos.
Pepi, uma mulher maluca, Luci, uma sádica, e Bom, sadomasoquista casada com um policial que violentou Pepi ao encontrar maconha no apartamento dela, tornam-se grandes amigas.
/BP Viriato Corrêa. Dia 6, 16h.

CINEMA: LABIRINTO DE PAIXÕES
(Laberinto de pasiones, Espanha, 1982, 100 min). Dir.: Pedro Almodóvar. Com Cecilia Roth, Marta Fernández-Muro, Antonio Banderas e outros. +18 anos.
Jovem homossexual, filho de um imperador árabe, chega a Madri em busca de diversão. Na cidade, ele se envolve com um terrorista gay, que se apaixona por ele, e com uma cantora de rock ninfomaníaca.
/BP Viriato Corrêa. Dia 6, 18h.

|DIA 7, SÁBADO|

ENCONTRO: UMA VISÃO DA FILOSOFIA E DA EDUCAÇÃO
Coord.: Carlo Corabi.
Videopalestra sobre a obra do pensador e educador Jiddu Krishnamurti. Após a exibição, ocorre um bate-papo sobre a apresentação.
/BP Viriato Corrêa. Dia 7, 10h.

FÍSICA PARA TODOS: ELEMENTAR, MINHA CARA PARTÍCULA
Com Marina Nielsen.
Os constituintes dos átomos, prótons, nêutrons e elétrons, foram, por muito tempo, considerados partículas elementares. Hoje em dia, acredita-se que apenas os elétrons sejam elementares, pois os prótons e nêutrons são constituídos de outras partículas chamadas quarks. A palestra desenvolve esse tema.
/BP Mário Schenberg. Dia 7, 15h

CINEMA INFANTIL: ELIANA EM O SEGREDO DOS GOLFINHOS
(Brasil, 2005, 93 min). Dir.: Eliana Fonseca. Com Eliana, Fúlvio Stefanini, Jackson Antunes e outros.
Ao lado de um biólogo, de um garoto apaixonado por bichos e de um golfinho, Eliana tem de enfrentar os desafios lançados por um ecopredador responsável por acidentes contra o meio ambiente.
/BP Roberto Santos. Dia 7, 15h

TEATRO INFANTIL: A BRUXINHA
Cia. Truks. Teatro de animação.
Bruxinha se diverte fazendo mágicas e conhecendo novos amigos, como um leão e um dragão, com quem vive diversas aventuras. Um monstro surge e deseja testar a varinha da pequena feiticeira, desafiando-a para um duelo. A peça é parte das comemorações de aniversário de 20 anos do grupo.
/BP Hans Christian Andersen. Dia 7, 16h.

TEATRO ADULTO/ INÉDITO: Tratado Secreto de Magia
Cia. Em Cena Ser. Dir. e adapt.: Cristiana Gimenes. Com Abel Xavier, Julio Pompeo e Cristiana Gimenes. 50 min. +12 anos.
A peça enfoca a magia das sociedades secretas e os poderes obscuros de rituais ancestrais, bruxarias medievais e mandingas contemporâneas, com suas consequências. Adaptação de contos escritos por diversos autores presentes no livro homônimo ao espetáculo.
/BP Viriato Corrêa. Dia 7, 16h e 18h.

CINEMA: CARLOTA JOAQUINA, PRINCESA DO BRASIL
(1995, 100 min). Dir.: Carla Camurati. Com Marieta Severo, Marco Nanini, Antônio Abujamra e outros. +12 anos.
O filme mostra a vinda da família real ao Brasil, e as decepções causadas pela nova terra em Carlota Joaquina, mulher de Dom João VI.
/BP Roberto Santos. Dia 7, 17h

CINEMA 16mm: BANANA MECÂNICA
(1973, 85 min). Dir.: Braz Chediak. Com Rose Di Primo, Carlos Imperial, Felipe Carone e outros. +16 anos.
Psicanalista exerce fascínio em suas pacientes e se envolve em diversas aventuras eróticas durante as sessões de terapia.
/BP Roberto Santos. Dia 7, 19h.

|DIA 8, DOMINGO|

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: A ÁRVORE DE SALVATERRA DE MAGOS
Cia. Prosa dos Ventos.
Contação de história sobre o espírito de uma bruxa que fica preso em uma árvore e o lenhador que tenta derrubá-la.
/BP Viriato Corrêa. Dia 8, 16h.

CINEMA: CENTRAL DO BRASIL
(1998, 103 min). Dir.: Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Vinícius de Oliveira e outros. +12 anos.
Mulher escreve cartas para analfabetos que frequentam a estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ao conhecer um menino, decide acompanhá-lo até o Nordeste para encontrar o pai dele.
/BP Roberto Santos. Dia 8, 16h.

TEATRO ADULTO/ INÉDITO: Tratado Secreto de Magia
Cia. Em Cena Ser. Dir. e adapt.: Cristiana Gimenes. Com Abel Xavier, Julio Pompeo e Cristiana Gimenes. 50 min. +12 anos.
/BPública Viriato Corrêa. Dia 8, 18h.

CINEMA: BICHO DE 7 CABEÇAS
(2000, 80 min). Dir.: Laís Bodanzky. Com Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss e outros. +14 anos.
Para que o filho se livre do uso de maconha, pai o interna em um manicômio público.
/BP Roberto Santos Dia 8, 18h.

|DIA 9, SEGUNDA|

ENCONTRO: POESIA NO JARDIM X: CULTURA POPULAR
Sarau literomusical que procura incentivar a leitura e a criação poética. Os participantes podem interagir, cantando, tocando ou declamando poesias próprias e de outros autores. Nesta décima edição, o tema é “folclore/festas populares”. Não é necessário fazer inscrição.
/BP Anne Frank. Dia 9, 14h.

|DIA 10, TERÇA|

ENCONTRO: ESCRITA ABERTA
Prod.: Renata Cirilo.
Espaço coletivo de crítica e criação literária, sem restrição quanto a gênero ou estilo. Os encontros são dedicados à discussão de temas, conteúdos, formas, publicações, processos de escrita e, principalmente, à criação.
/BP Alceu Amoroso Lima. Até dia 31. 3ª, das 15h às 17h.

ENCONTRO: ELEIA LEU
Em edições quinzenais, os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak e Pedro Tostes coordenam esta roda de leitura que apresenta poemas organizados em torno de temas que propiciam a interlocução entre diversas linguagens, escolas e modos de “fazer e pensar poesia”.
/BP Alceu Amoroso Lima. Dias 10 e 24. 3ª, das 19h30 às 21h30.


|DIA 11, QUARTA|

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Farnel de Artes
Rastro de Assombração
A história abordará o tema meio ambiente, abrangendo cuidados e preservação por meio das ações dos seres do folclore brasileiro encarregados de proteger a natureza.
/ BP Hans Christian Andersen. Dia 10, 10h e 14h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: BEM-TE-VERDE
Com Elisabete Ferreira Filipini. +3 anos.
História em versos rimados que conta o desaparecimento do verde na Terra, e a ação dos humanos, animais e vegetais para trazê-lo de volta.
/BP Brito Broca. Dia 11, 10h30 e 14h.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTOS PARA CRIANÇAS
Com Márcia de Oliveira Lopes. 6 a 9 anos.
Narração dos contos A bruxa Salomé, de Audrey Wood; João preguiçoso, adaptação de Tony Ross; e Histórias de macaco, adaptação de Elias José.
/BP Padre José de Anchieta. Dia 11, 10h30 e 14h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: HISTÓRIAS DE PRINCESAS E UM MACACO MUITO ESPERTO
Com Juvelina Martins. +6 anos.
Serão narradas as histórias: Sua Alteza a Divinha, João preguiçoso e O macaco e a velha.
/BP Érico Veríssimo. Dia 11, 10h30 e 14h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: HISTÓRIAS DE REIS, PRINCESAS E CACHORROS
Com Beth Pedrosa. +6 anos.
Serão narradas as histórias: A roupa nova do rei, João preguiçoso, O menino e o cachorro e N´Golo e Bendé-Bendé, em homenagem à África do Sul.
/ BP Afonso Schmidt. Dia 11, 10h30 e 14h.

CINEMA: NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS
(Stagecoach, EUA, 1939, 96 min). Dir.: John Ford. Com Andy Devine, Claire Trevor, Elvira Rios e outros.
Várias pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa diligência através do Arizona, nos Estados Unidos. Cada uma delas possui um motivo para realizar a viagem.
/ BP Roberto Santos. Dia 11, 19h

|DIA 12, QUINTA|

LIVROS DE PANO
Coord.: Érika Lúcia.
Por meio de brincadeiras com imagens e palavras, a oficina conta com o cotidiano de cada um dos participantes para a confecção de um livro de tecido. Público alvo: educadores. 15 vagas. Informações e inscrição pelo e-mail: bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br
/Biblioteca Monteiro Lobato. Dia 12, 14h. Grátis

INFANTIL: ATIVIDADE NA CHÁCARA DO CASTELO
Coord.: Sueli Akemi Miyamura.
A biblioteca realiza a oficina “reciclagem de plástico: conversão em brinquedos”, acompanhada de minipalestra sobre meio ambiente e reciclagem com base em livros do acervo. +7 anos.
/BP Chácara do Castelo. Dias 12 e 26, 14h.


|INSCRIÇÕES ABERTAS|

MINI-CURSO: OS RECURSOS DA VOZ NO CONTAR HISTÓRIAS
Coord.: Viviane Barrichelo.
Os encontros exploram a escuta e treinam os recursos vocais dos participantes para serem empregados em contações de história. Necessário inscrição antecipada. Informações: 2295-3447.
/BP Hans Christian Andersen. Dias 11 e 13 às 13h.

RPG da Fantástica Jornada Noite Adentro.
Coord.: Confraria das Ideias. Na sexta-feira 13 de agosto acontecerá a próxima Fantástica Jornada Noite Adentro, que contará com a presença de José Mojica Marins (Zé do Caixão) e Liz Marins (Liz Vamp). A partir da meia-noite, enquanto são exibidas as sessões de cinema, no andar térreo da biblioteca, ocorre este jogo de interpretação RPG Live-Action, que se estende até o final do evento. / Para participar do jogo, deve-se fazer inscrição até dia 11, diretamente na biblioteca, pelo telefone: 5573.4017, ou pelo e-mail: bibliotecavilamariana@hotmail.com .
/BP Viriato Corrêa.

TEATRO INFANTOJUVENIL.
A Biblioteca Pública Infantojuvenil Monteiro Lobato, juntamente com o seu núcleo teatral, o Timol (Teatro Infantojuvenil Monteiro Lobato), abre, durante o mês de agosto, inscrições para interessados em participar do espetáculo Tempo jovem. Os participantes devem ter entre 14 e 17 anos e não precisam ter experiência artística. As inscrições devem ser feitas na recepção da Biblioteca, entre os dias 2 e 16 de agosto, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h.
/Biblioteca Monteiro Lobato.


|PROGRAMAÇÃO REGULAR|

OFICINA: MITOLOGIA GREGA
Coord.: Ajax Perez Salvador e Wladia Beatriz Correia.
A partir da leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entre a mitologia e a vida real. Não é necessário fazer inscrição.
/BP Alceu Amoroso Lima. De 5 a 26. 5ª, das 15h às 16h30.

OFICINA: QUADRINHOS EM XILOGRAVURA
Coord.: Ezequiel.
Esta oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade relacionada ao desenho, à escrita e à leitura. +7 anos.
/BP Belmonte. De 7 a 28. Sáb., das 9h30 às 12h30.

OFICINA: XILOGRAVURA
Coord.: Valter Eduardo.
A oficina trabalha a expressão plástica em xilogravura, manifestação artística estreitamente ligada à literatura de cordel. A atividade conta com aulas teóricas e práticas. +14 anos.
/BP Belmonte. De 5 a 26, 4ª, das 14h às 17h.

OFICINAS DE CINEMA: ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO, INICIAÇÃO À LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E EXPRESSÃO POR MEIO DO AUDIOVISUAL e CINEMA DOCUMENTÁRIO.
Coord.: Thais Fujinaga e Roney Freitas. Para participar, não é necessário ter experiência anterior. Mais informações biblioteca pelo tel.  2273-2390.
/BP Roberto Santos.

TEATRO INFANTIL: VÉSPERA DE ANO BOM
Elemental Cia. de Teatro. Dir.: Thiago Henrique. Com Diego Velloso, Fernanda Torate, Leonardo Fábri e Tálita Yabusaki. Músicos: Thiago Henrique e Vitor Wutzki. 45 min. +5 anos.
Musical inspirado no conto A pequena vendedora de fósforos, de Hans Christian Andersen, que conta a história de uma menina pobre obrigada a vender fósforos na fria noite que antecede o fim do ano.
Para escolas, é necessário fazer agendamento pelo telefone: 3256-4122. Para o público em geral, não é necessário retirar ingresso.
/Biblioteca Monteiro Lobato. Até dia 25/8. 4ª, 10h.

TEATRO: A PÍLULA FALANTE
Grupo Timol. Texto: Monteiro Lobato. Adapt.: Roselaine Braz. Dir.: Emilie Sugai e Roselaine Braz. 35 min. Livre.
Muitas surpresas acontecem quando a boneca Emília engole uma pílula e começa a falar sem parar.
Para escolas, é necessário fazer agendamento pelo telefone: 3256-4122. Para o público em geral, não é necessário retirar ingresso.
/Biblioteca Monteiro Lobato. Até dia 30/8. 2ª, 15h.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: HISTÓRIAS DE MONTÃO
Com Maria Cecília Coscia Granner. +4 anos.
Contação de histórias para crianças e adultos. Para participar, é necessário fazer agendamento pelo telefone: 3256-4122.
/Biblioteca Monteiro Lobato. 

ENCONTROS: ATIVIDADES NA AMADEU AMARAL
A biblioteca apresenta encontros de mediação de leitura, com Márcia Cristina Cortez Mauro, todas as 4ªs-feiras, às 10h; atividades com grupo de terceira idade, todas as 4ªs-feiras, às 13h30; varal literário sobre cordel, entre dias 2 e 31; e a exposição Bienais do livro na Biblioteca Amadeu Amaral, entre dias 2 e 31.
/BP Amadeu Amaral. Até 31.

ENCONTRO: ATIVIDADES NA CHÁCARA DO CASTELO
A biblioteca apresenta encontros de RPG, para maiores de 13 anos, com os narradores Flávio Araújo, Alexandre Elfo (Cavalaria Lúdica) e Paulo Barbosa (grupo de D&D), nos dias 14 e 28, às 14h; e oficina de criação literária, para maiores de 15 anos, com Sérgio Jardino, nos dias 14 e 28, às 15h.
/BP Chácara do Castelo.


|EXPOSIÇÕES|

OS PERSONAGENS DE SPACCA – DO ESBOÇO À PUBLICAÇÃO
Em mais de 30 anos de carreira, o cartunista Spacca desenhou um incontável número de personagens. O inseguro príncipe regente Dom João VI, o boa-vida Jubiabá, o destemido Santos Dumont e o intrépido pintor Debret são alguns deles, que foram estampados em tiras publicadas em jornais e até em adaptações de obras literárias ou históricas para os quadrinhos. A exposição reúne 20 painéis que revelam o processo de criação do quadrinista.
/BP Viriato Corrêa. Até dia 22. 3ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb. e dom., das 11h às 18h.

BIBLIOTECA PRESTES MAIA: TEMPOS URBANOS DIVERSOS
Curadoria: Ana Luiza Martins.
Registros de edificações projetadas por Prestes Maia e de marcos arquitetônicos do bairro de Santo Amaro, com destaque para o entorno da biblioteca que leva seu nome, desde sua construção nos anos 1960 até hoje. A mostra proporciona, também, uma visita ao gabinete do ex-prefeito, com móveis da época, permitindo conhecer o acervo que pertenceu a ele, bem como as obras temáticas em arquitetura e urbanismo do acervo da biblioteca.
/BP Prestes Maia. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h.

VISAGENS – VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES
Artista plástico: Ernesto Bonato.
Exposição permanente composta por xilogravuras feitas a partir de retratos, também realizados por Bonato, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca.
/BP Belmonte. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis

CIÊNCIA E COTIDIANO
Curadoria científica: Arnaldo de Oliveira, Olga Sato e Raul Abramo. Museografia e design: Miguel Paladino (Engenho Cultural).
Exposição de temas científicos presentes no dia a dia em áreas como biologia, física, matemática e ciências da Terra, com o objetivo de instigar a curiosidade científica e apresentar o acervo temático em ciências da biblioteca.
/BP Mário Schenberg. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h.

EMÍLIA, A BONECA DE LOBATO
Curadoria: Oiram Antonini e Nelson Somma Jr. Ilustradores: Voltolino, K. Wiese, Belmonte, André Le Blanc, Manoel Victor Filho e outros.
A exposição apresenta 11 ilustradores que desenharam a boneca Emília desde sua origem até 1982 (centenário do nascimento do escritor), totalizando 60 anos de existência da personagem.
/Biblioteca Monteiro Lobato. 2ª a sáb., das 9h às 18h. Dom., das 10h às 14h.
Toda a programação é gratuita. Confira os endereços e mais detalhes no nosso site: www.bibliotecas.sp.gov.br

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina