Pitiríase





Eu já vi duas pessoas com Pitiríase rósea e a primeira impressão que dá, é que aquilo é um processo alérgico. É preciso tomar muito cuidado, uns vão logo tomando um anti-histaminico, outros acham se trata de escabiose e tomam banho com sabonete específico achando que vai resolver o problema, mas aí é que mora o perigo. Só um médico poderá diagnosticar um problema como esse, não se automedique, procure um Dermatologista, pois o problema pode piorar caso use o medicamento errado.

Pitiríase é uma enfermidade cutânea que se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas, amarelas, acastanhadas ou róseas na pele.

Existem três tipos de pitiríase:


a) Pitiríase alba: são manchas brancas e ásperas com descamação fina, de causa desconhecida, que afetam pessoas alérgicas, e evoluem para manchas hipocrômicas, ou seja, com pouca ou nenhuma pigmentação, na face, braços e tronco. Em geral, estão relacionadas com o ressecamento da pele.


b) Pitiríase versicolor: manchas amarelas e acastanhadas que parecem brancas por causa do contraste que estabelecem com a pele da face, tronco, pescoço e braços escurecida pelo sol. É uma doença contagiosa, que piora sob a ação do sol, causada pelo fungo Malassezia furfur.


c) Pitiríase rósea de Gilbert: de causa desconhecida, caracteriza-se por erupção aguda. Inicialmente, aparece uma placa única (chamada precursora ou mestra), autolimitada, ao redor da qual surgem placas menores, que se distribuem principalmente pelo tronco, braços e coxas. Adolescentes e adultos jovens de pele morena são mais suscetíveis a essa doença.


Sintomas
A erupção das manchas é geralmente assintomática, mas pode causar leve prurido. Só em poucos casos, a coceira é intensa. Existe uma forma mais rara da pitiríase rósea que pode evoluir para lesões inflamatórias.


Diagnóstico
É clínico e definido em função do aparecimento e características das lesões. Às vezes, torna-se necessário recorrer a exames de laboratório ou à biópsia da lesão para afastar a possibilidade de outras enfermidades.

Tratamento
Para o tratamento da pitiríase alba, é importante aplicar hidratantes, filtros solares, suspender o uso de sabonetes e evitar banhos muito quentes e demorados.
O tratamento da pitiríase versicolor requer o uso antifúngicos, além de constante hidratação e aplicação do protetor solar.
Na maioria dos casos, as lesões da pitiríase rósea desaparecem espontaneamente em seis ou oito semanas, mas podem persistir por mais tempo. Hidratantes e alguns cremes específicos podem ajudar a diminuir a coceira. As recidivas são raras.

Quando perceber manchas na pele, procure logo um Dermatologista, só ele poderá diagnosticar com precisão o problema e indicar o melhor tratamento, não use cremes, pomadas ou sabonetes sem a prescrição médica, isso poderá piorar o problema.

by Mari Martins
Imagem by Google



Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina