Foliculite






Foliculite é a infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação.
Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pelos, sendo frequente na área da barba no caso dos homens e na virilha, na axila e nas pernas, no caso das mulheres.

Quando superficial, a foliculite caracteriza-se pela formação de pequenas pústulas "bolhinhas de pus" centradas por pelo com discreta vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pus, aparecendo apenas vermilhidão ao redor dos pelos. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto amarelo (pus) no centro. Pode haver dor e coceira no local afetado.

Além dessa manifestação, pode ocorrer do pelo encravar, principalmente nas mulheres, que depilam muitas regiões do corpo e quando isso acontece, é preciso tomar algumas precauções:
  • É primordial manter a higiene dos aparelhos e produtos usados na depilação;
  • É bom esfoliar a pele periódicamente, para livrar-se das células mortas e ajudar o pelo a desencravar;
  • Quem usa cera para depilação, deve revezar o procedimento usando lâminas e cremes depilatórios;
  • Quando usar lâmina na depilação, usar no sentido do nascimento do pelo;
  • Hidratar a pele após a depilação;
No caso da foliculite tornar-se crônica, o recomendado é procurar um Dermatologista, pois só ele poderá iniciar o tratamento indicado, que normalmente é feito com antibióticos de uso local ou sistêmico específicos para a bactéria causadora e cuidados antissépticos, além de evitar a depilação. Em alguns casos, o mais indicado é iniciar a depilação à laser.

by Mari Martins
Imagem by Google




Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina