Andropausa




Muito se fala sobre a menopausa, mas e sobre a andropausa? Muitas pessoas ficam em dúvida quando se fala no assunto e perguntam se ela existe realmente? Se existe, por que fala-se tão pouco sobre ela? Os homens têm sido orientados e conscientizados sobre o problema? Os sintomas são os mesmos sentidos pelas mulheres na menopausa e com a mesma intensidade?
Foi pensando nessas dúvidas, que eu resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto e uma das explicações mais objetivas que encontrei, foi a do Dr. Drauzio Varella.

Segue:

Andropausa é um termo criado por analogia com menopausa, fase que ocorre na vida de todas as mulheres como consequência da falência dos ovários que deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. A menopausa é um marco indicativo do final do ciclo reprodutivo da mulher e pode vir acompanhada de alguns sintomas característicos: ondas de calor (fogachos), insônia, diminuição da libido, irritabilidade, suores noturnos, etc.
Nos homens, o processo é mais lento e insidioso. À medida que envelhecem, cai a produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. Entretanto, mesmo com níveis mais baixos, seus valores ainda podem ser considerados dentro da faixa de normalidade.
Apesar de algumas mudanças físicas e psicológicas se instalarem por causa da queda desse hormônio, nem todos irão apresentar os sintomas característicos da andropausa. Isso só acontece com aqueles que têm uma diminuição mais expressiva dos níveis hormonais e, ainda assim, as manifestações são mais discretas e menos aparentes do que nas mulheres.
De qualquer forma, a andropausa é um período na vida do homem em que podem ocorrer sintomas que devem ser valorizados.

by Mari Martins
Imagem by Google
Texto by Dr. Drauzio Varella

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina