TDAH
Você sabe o que significa TDAH? É a sigla para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Esse transtorno está presente em aproximadamente 5% da população em idade escolar.
Os sintomas normalmente se iniciam na infância. A característica principal do TDAH é o indivíduo apresentar um padrão incomum e persistente de falta de atenção e/ou hiperatividade.
Não existem exames laboratoriais ou de imagem para diagnosticar o problema, então, se você percebeu algo diferente em seu filho, é preciso levá-lo ao médico para fazer uma investigação clínica mais detalhada e nesse processo de investigação o médico contará com a ajuda dos pais, dos professores e da própria criança em conversas e levantamentos sobre atitudes, comportamentos que a criança vem tendo. O TDAH é uma síndrome clínica caracterizada pela tríade sintomatológica: Déficit de atenção, Hiperatividade e Impulsividade, então observe muito o seu filho e relate isso ao médico.
Quais as causas do TDAH?
Acredita-se que seja de origem multifatorial e de origem genética, portanto, o problema é neurobiológico.
Qual o tratamento indicado?
O tratamento deve ser multidisciplinar e normalmente associando o uso de medicamentos com intervenções psicossociais e psicoterápicas.
Quais as consequências?
As crianças portadoras da síndrome, normalmente são tratadas como rebeldes pelos pais e professores e se o diagnóstico não for feito e o problema tratado, o indivídio pode chegar a idade adulta tendo prejuízo no aprendizado e não obtendo o sucesso profissional tão sonhado.
Observe o crescimento e desenvolvimento do seu filho e se notar algo errado, consulte um Psiquiatra especializado em infância e adolescência ou um Psicólogo, eles o ajudarão no diagnóstico.
by Mari Martins
Fonte de pesquisa: Revista Hebron
Imagem by Google
Comentários