Tradição nos aniversários

No sábado passado, eu estive no aniversário de uma amiga e na hora de cortar o bolo um dos convidados lançou mão de uma questão: Quem inseriu o bolo de aniversário na comemoração? De onde surgiu esse costume?
Todos os convidados ficaram pensativos e ninguém soube responder. Resolvi pesquisar sobre o assunto na Internet e descobri que esse costume veio da Grécia. Os gregos acreditavam que cada um tinha um espírito protetor ou um mentor que assistia ao seu nascimento e cuidava de você por toda vida. Essa mística nada mais é do que a crença no "Anjo-da-guarda".
O costume dos bolos e de ascender velas nos bolos também começou com gregos...Bolos de mel, redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis e as velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. As velas começaram a ter um significado muito forte desde que o homem começou a levantar altares para seus deuses.

Fonte: The Lore of Birthdays (Nova Iorque, 1952), de Ralph e Adelin Linton.

Comentários

Cecília disse…
Mari,adorei o post!Mas eu já sabia que a comemoração de aniversários tem origem pagã...aprendi isso devido ao fato de meus pertencerem a uma religião que não comemora aniversários justamente por essa razão.
Bjos

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina