terça-feira, 13 de julho de 2010

Programação Cultural nas Bibliotecas de SP

Destaques da semana: "Jornada Mundos Subterrâneos", Show: "O Som Nosso de Cada Dia", "Parcerias: A Voz da Poesia", Teatros e Contações de Histórias.
 
Toda programação é gratuita!
 
|DIA 14, QUARTA|
 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:  UM MUNDO DE HISTÓRIASCom Cia. Dedo de Prosa. 50 min. Livre.
Um passeio pela América do Sul, Europa, Ásia e África, através dos contos populares de várias partes do mundo, tais como “Eua: a fonte que deu de beber aos filhos gêmeos” (África); “Tyl Uilenspiegel” (Holanda); “Porco Descontente” (Hungria); “Alecrina” (Itália) e “João Preguiçoso” (Inglaterra). Duas atrizes fazem uma viagem pelas histórias do mundo, com muita diversão e aventura, para serem compartilhados por adultos e crianças.
/ BP Mário Schenberg. Dia 14, quarta, às 14h.
 
PROJETO CONTA COMIGOCoord.: Profa. Ivani Magalhães e Contadora Andréa de Sousa.
Núcleo de estudos sobre a arte de contar histórias, envolvendo contadores da rede da zona  sul de Bibliotecas e formandos em Pedagogia e Letras da UNIÍTALO.
Horários, locais e agendamentos, pelo telefone 5687-0408 com Andréa Sousa.
/ BP Belmonte. Dias 14 e 21, quartas.
 
 
|DIA 15, QUINTA|
 
OFICINA DE BRINCADEIRAS E DANÇAS DA TRADIÇÃO POPULAR BRASILEIRACom Elizabeth Menezes, intérprete, criadora e educadora com especialização em Arte do Movimento. 120 min.
A oficina vai explorar temas relacionados ao contexto da cultura popular e os espaços da dança (pessoal, físico e social) com o lúdico do corpo em movimento. O aquecimento do corpo será realizado com foco nas articulações, brincadeiras de montar e pular amarelinhas no chão e danças com improvisação de bastes.
/ BP Hans Christian Andersen. Dia 15, quinta, às 13h.
 
 
|DIA 17, SÁBADO|
 
PARCERIAS: A VOZ DA POESIAIdealização e curadoria: Ademir Assunção
No projeto Parcerias: A Voz da Poesia, este ano em sua segunda edição, poetas e compositores parceiros se encontram para falar sobre esses e outros assuntos. Em seguida, o(a) compositor(a)/cantor(a) apresenta seu show dando ênfase em poemas musicados. Retirar senha 30 minutos antes.
São sete encontros quinzenais, de maio a julho, sábados, às 18h30.
•Celso de Alencar, poeta e declamador, publicou os livros "Tentação" (1979), "Arco Vermelho" (1983), "O Primeiro Inferno e Outros Poemas" (1994) e "A Outra Metade do Coração" (2003), entre outros. Tem poemas musicados por Walter Franco e Tom Canhoto.
•Tom Canhoto
é cantor e compositor, mergulhado no universo musical nordestino. Residiu em São Paulo, onde fez shows no Blem Blem Brasil, SESC Pompéia, Casa das Rosas e Centro Cultural São Paulo, entre outros.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 17, sábado, às 18h30.
 
TEATRO: AS TRÊS IRMÃSCia. dos Desejos. De Anton Tchekhov.
Produção: Eloísa Vilela Fusco e Lilia Nemes. Direção: Marina Tranjan. Elenco: Adriana Guerra, Eloísa Vilela Fusco, Gerson Almoster, Kuarahy Felippe, Leonardo Rocha, Lilia Nemes, Marina Tranjan, Paulo Negrini. Cenário: Nelson Kao. Figurino: Anne Cerutti. Fotografia: Nelson Kao. Trilha sonora: Rodrigo Bragança. Produção executiva: Joana Ortiz – Giramundo Consultoria Cultural.
A peça narra a história de quatro irmãos adultos, três mulheres e um homem em uma provinciana cidade russa. Levados para lá pelo pai, falecido recentemente, Olga, Macha, Irina e Andrei veem suas vidas se desenrolarem em descompasso com seus sonhos, causando-lhes frustração, ao mesmo tempo em que alimentam um sempre adiado desejo de voltar a Moscou, cidade natal, cenário de uma infância feliz e palco de uma vida mais desenvolvida e refinada em todos os sentidos.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 17, sábado, às 20h.
 
 
|DIA 18, DOMINGO|
 
FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS 2010De 28 de março a 12 de dezembro. Para mais informações, clique aqui.
Parque Independência. Dia 18, domingo, das 10h às 15h.
Avenida Nazaré, s/n - Ipiranga - Zona Sul
 
JORNADA MUNDOS SUBTERRÂNEOS
14h. PALESTRA

Com Eliana Martins e Rosana Rios. (Auditório)
Em antigos mitos, de variados povos, a terra dos mortos ficava sob a terra. E o fascínio do ser humano sobre o que existiria sob a superfície que habitamos se traduziu em muitas histórias em que personagens viajaram ao centro do planeta e vivem aventuras incríveis. Partindo dos mitos antigos e do clássico de Júlio Verne, “Viagem ao Centro da Terra”, vamos chegar a narrativas de fantasia contemporânea, como a trilogia “O Segredo das Pedras”, e ver como os mundos subterrâneos foram retratados através dos tempos.
16h. Filme: VIAGEM AO CENTRO DA TERRA(Journey to the Center of the Earth, EUA, 2008, 92 min, DVD)

Dir.: Eric Brevig. Elenco: Brendan Fraser, Josh Hutcherson, Anita Briem, Seth Meyers.
Trevor Anderson é um cientista cujas teorias não são bem aceitas pela comunidade científica. Decidido a descobrir o que aconteceu com seu irmão Max, que simplesmente desapareceu, ele parte para a Islândia juntamente com seu sobrinho Sean e a guia Hannah. Entretanto, em meio à expedição eles ficam presos em uma caverna e, na tentativa de deixar o local, alcançam o centro da Terra. Lá eles encontram um exótico e desconhecido mundo perdido. Livre.
16h30. LEITURA COMPARTILHADA

Trechos selecionados da Trilogia “O Segredo das Pedras”: “O Último Portal”, “Tempo de Travessia” e “A Roda de Fogo” (Ed. Companhia das Letras). (Espaço Temático)
17h30. TARDE DE AUTÓGRAFOS E LANÇAMENTO DO LIVRO: “A RODA DE FOGO”De Eliana Martins e Rosana Rios. (Espaço Temático)

19h. Encerramento.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 18, domingo, a partir das 14h.
 
SHOW: O SOM NOSSO DE CADA DIA - MÊS DO ROCKEntre as fases em que integrou os Incríveis e Mutantes, Manito (tocando violino, órgão, flauta e sax) foi um dos fundadores nos anos 70 do Som Nosso, uma das maiores bandas do rock progressivo nacional, que abriu o show de Alice Cooper em 1974, o primeiro grande show de rock no Brasil. A formação atual conta com Pedro Baldanza (baixo), Fernando Cardoso (teclados), Marcelo Schevano (guitarra), Edson Ghillardi (bateria), Jorge Canti e Thiago Furlan (vocais).
Retirar o ingresso com 1 hora de antecedência.
/ BP Cassiano Ricardo. Dia 18, domingo, às 18h.
 
 
|DIA 19, SEGUNDA|
 
SEMANA DA LEITURA, CONTAÇÃO DE HiSTÓRIA E RECREAÇÃO NA CHÁCARA DO CASTELOCom Maria Rita Delfino.
/ BP Chácara do Castelo. De 19 a 23, das 14h às 16h.
 
 
|DIA 20, TERÇA|
 
RODA DE HISTÓRIASCom alunos do curso para Contadores de Histórias.
Apresentação final dos alunos do “Curso de Formação para Contadores de História” da Biblioteca Hans Christian - 1º semestre de 2010. Resgatará a memória afetiva e o prazer de ouvir histórias.
/ BP Hans Christian Andersen. Dias 20 e 27, terças, às 10h.
 
ELÉIA LEUEm edições quinzenais, os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes, Gabriel Kerhart, Gabriel Kolyniak, Pedro Tostes e Valter Vitor coordenam uma roda de leitura, oferecendo um cardápio de poemas, organizado em torno de temas que propiciam a interlocução entre diversas linguagens, escolas e modos de fazer e pensar poesia.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 20, terça, das 19h30 às 21h30.
 
 
SERVIÇO:
/ Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023.
/ Biblioteca Pública Viriato Corrêa. 101 lugares. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul. Tel. 5573-4017.
/ Biblioteca Pública Belmonte. Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, Zona Sul. Tel. 5687-0408 / 5691-0433.
/ Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4142, Tatuapé. Tel. 2295-3447.
/ Biblioteca Pública Mário Schenberg. Rua Catão, 611, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3675-1681 / 3672-0456.
/ Biblioteca Pública Cassiano Ricardo. Av. Celso Garcia, 4200, Tatuapé, Zona Leste. Tel. 2092-4570 / 2092-9952.
/ Biblioteca Pública Chácara do Castelo. Rua Brás Lourenço, 333, Jardim da Glória. Tel. 5573-4929.

Nenhum comentário: