quarta-feira, 28 de julho de 2010

Homens também sofrem com Osteoporose

 

As mulheres sempre foram consideradas o principal alvo da Osteoporose, entretanto, uma pesquisa recente feita pela ONG Instituto Ortopedia & Saúde comprovou que os homens também precisam ficar atentos ao problema. O estudo analisou cerca de 500 pessoas, homens e mulheres, e os pesquisadores verificaram números muito próximos com relação à ocorrência de:
  • Osteoporose no Fêmur: 15% dos homens tinham a doença X 18% das mulheres;
  • Osteoporose na Coluna: 35% dos homens tinham a doença X 43% das mulheres;
O primeiro estágio da Osteoporose é a Osteopenia, quando ainda há pouco comprometimento do osso. E, nesse diagnóstico, os homens superaram as mulheres em números de casos. A doença afetou 50% dos homens e 43% das mulheres. Segundo os pesquisadores, a doença atinge os homens principalmente na Andropausa, que é quando o nível de Testosterona cai.

by Mari Martins
 
 

3 comentários:

Nathalia CG disse...

um ótimo alerta, homens e mulhers pensam que é doença de mulher, mas os números mostram o contrário.

Luciana P. disse...

É, observando esses estudos, deu pra perceber que muita coisa não passa de mito. Às vezes, a gente acha que há preponderância feminina em relação a determinada doença ou vice-versa, e não é bem assim. O caso da osteosporose é um exemplo disso. Bom saber... Beijos, ótima matéria!

Cecília disse...

Mari,acreditava que a osteoporose afetava somente as mulheres,desconhecia totalmente que os homens também pudessem tê-la.
Bjos