segunda-feira, 26 de julho de 2010

Seja um Doador de Órgãos!

 

O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Lembre-se que alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.

Disque Saúde – Transplantes: 0800 61 1997 
e-mail: snt@saude.gov.br 
Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

5 comentários:

Ministério disse...

Olá blogueiro,
É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
Ministério da Saúde

Cecília disse...

Mari,parabéns pelo post!Há alguns anos atras me inscrevi em neste site:www.bos.org.br,e neste link:http://www.bos.org.br/bos_novo/bos/campanha.php ,eu e meu amado fizemos um pedido de cartão de doadores,ele é importante pois acredito que agiliza o processo.Eu sou doadora de pele,ossos,córneas,órgãos,enfim quando eu morrer não vou precisar de nada...rsrsr
Entra lá e vê o que você acha,derepente poderiamos fazer um post para divulga-lo,pois muita gente não tem conhecimento.
Bjos

Jucifer disse...

guriaaaaa flor
q linda mensagem a sua
doar é um ato de amor eterno
parabens pela iniciativa
bjo grande

AmoJoias disse...

Olá! querida! Fico muito feliz com seu post!
Você conhece a DoeVida? eu conheço e sei que fazem um trabalho lindo de divulgação e informação!
é muito importante que todos saibam!
bjinhus

AmoJoias disse...

Olá! querida! Fico muito feliz com seu post!
Você conhece a DoeVida? eu conheço e sei que fazem um trabalho lindo de divulgação e informação!
é muito importante que todos saibam!
bjinhus