terça-feira, 20 de julho de 2010

Internet na França


 

Outro dia abordei o tema CyberBullying numa postagem aqui do Blog e no final do texto, mencionei se não seria o caso do governo brasileiro implementar um tipo de fiscalização para a internet brasileira. Uma fiscalização para não haver blogs de pedofilia, anorexia, cyberbullying, etc. Pensei numa fiscalização que verificasse o conteúdo desses blogs e de alguma forma negasse a autorização para que esses sites fossem ao ar.

Pois bem, na frança os parlamentares aprovaram uma lei que permite ao governo monitorar pessoas pelo acesso ao computador. A lei que ainda precisa passar por mais duas instâncias, abrange várias áreas, como o combate à pornografia infantil, pedofilia e aumento de penas para roubo de identidade online. Prevê também a possibilidade de os provedores serem obrigados a bloquear ou filtrar endereços da internet, quando o governo julgar necessário.

O que você acha disso? Acha que resolveria o problema ou consideraria isso como uma censura?
Proteção ou censura?

by Mari Martins

Um comentário:

Beth Muniz disse...

Oi Mari,
Infelizmente alguns conceitos em nosso país estão completamente deturpados, propositalmente para beneficiar alguns e salvar os interesses de poucos. É o caso dos monopólios de TV.
Para mim, não seria censura. Em algumas situações, deve ter sim o controle do Estado para evitar maiores danos físico, emocional e até mental, para estes seguimentos que você cita.
A web às vezes me assusta pela nocividade em que alguns temas são tratados, mas também pela forma com são abordados.
Vamos precisar viver muitos e muitos anos para alcançarmos a “liberdade, igualdade e fraternidade”.
Um abraço.