Mundo PET


Eu gosto muito de animais, se eu pudesse teria vários, mas como moro em São Paulo e num apartamento, isso torna-se difícil. Hoje eu tenho um cachorro e um aquário pequeno com três peixes, mas eu teria também um gato, um papagaio, uma tartaruga, um pequeno lago com carpas, um aquário maior...
Em São Paulo, o regulamento nos prédios variam, no que eu moro não posso circular com o meu cão pelas áreas sociais, entro e saio com ele pela garagem, mas já cheguei a ver no prédio ao lado, um cão correndo pelo jardim sem coleira. Acho que tem que haver bom senso com relação a isso porque nem todos gostam de animais.
Hoje em dia tudo está mais fácil, o mercado "PET" cresceu muito. Lembro-me que há uns 15 anos, a Cobasi era apenas um pequeno armazem, uma portinha no Butantã que vendia ração, hoje tornou-se uma rede, um shopping para animais, vende tudo que se pode imaginar para animais, como alimentos, roupas, brinquedos, remédios, vacinas e além disso oferece serviços como banho, tosa e veterinário. Além da Cobasi há muitas outras lojas em São Paulo, para todos os gostos e todos os bolsos porque custa caro manter um animalzinho bem cuidado, principalmente se você tem um que requer tosa frequente, às vezes o cão gasta mais com banho e tosa do que o próprio dono num cabeleireiro, um banho e tosa na tesoura para um Poodle tamanho médio, sai em média R$90,00 e só o banho sai em média R$35,00 então é preciso pensar bem antes de tomar a decisão de adquirir um animal. Muitas pessoas não param para analisar que raça é melhor para quem mora em apartamento ou casa, se o animal é de pequeno ou grande porte, se é ideal para conviver com crianças, se é uma raça mais agressiva ou mais dócil, mais ativo e brincalhão ou mais sossegado, não pensa que determinadas raças apresentam problemas de saúde específicos como cardiopatias, problemas renais, respiratórios e ósseos quando ficam mais velhos e depois não querem mais ficar com o animal quando aparece o problema, não querem gastar, afinal, é só um animal. As coisas não são tão simples, quando se adquiri um animal é preciso pensar no custo e na manutenção dele, pois trata-se de um ser vivo que requer muito cuidado, carinho e atenção. Eu abomino pessoas que abandonam seus animais ou que não cuidam adequadamente deles, ou você gosta ou não gosta de animais, não existe meio termo, você não pode pegar um animal para criar e ficar só um "pouquinho" como dizem as crianças, é preciso ter responsabilidade, bom senso e se ele adoecer é preciso cuidar, hoje a medicina veterinária está muito avançada, existem laboratórios veterinários que fazem todos os tipos de exames, existem bons cirurgiões e existem recursos tecnológicos para cuidar do seu animal.

Texto e Foto by Mari Martins

Comentários

Cecília disse…
Mari,atualmente o mercado Pet cresceu demais mesmo;feliz de quem tem animais de estimação como nós,se bem que tem algumas coisas que eu acho exagero.
Bjos
Jucifer disse…
eu como fui gerente de uma loja pet
por 7 anos e faz um mes q naum sou mais, kkkkkk conheço muito bem este mercado e diria mais quer investir em algo com futura envista no mercado pet
bjim

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina