Lendas de Botucatu


Nasci em Botucatu, cidade situada a 235 Km de São Paulo, com aproximadamente 130 mil habitantes. Quem visita ou vai morar em Botucatu hoje, não imagina que ela é considerada mística, que é uma cidade de muitas lendas e desbravadores como os Irmãos Vilas-Boas.

Conversando com uma grande amiga e com minha irmã nesse final de semana, falando sobre minha cidade e sobre nossas infâncias, descobri que a minha amiga tinha muito medo de Saci quando era criança e logo mais descobri através de minha irmã que não nasceu em Botucatu, mas que viveu boa parte de sua vida lá, que Botucatu tem uma Associação Nacional de Criadores de Saci “ANCSACI”, vocês acreditam nisso? Pois creiam, já ouvi várias lendas envolvendo Botucatu, mas isso realmente me pareceu inusitado.

Vou citar aqui algumas lendas que envolvem a minha cidade e depois voltaremos a falar do Saci, ok?

Botucatu é considerada mística porque muitos alegam terem visto discos voadores sobrevoando nossa Cuesta, por isso muitas pessoas acampam na região, inclusive os estudiosos do assunto.

Outra lenda interessante é a que envolve o mirante das Três Pedras, que guarda consigo a história ancestral do Caminho do Peabiru, por onde os Incas acessariam o oceano Atlântico milhares de anos atrás. Nesse local haveria uma das entradas para o caminho, que, segundo contam as lendas, era parcialmente subterrâneo. A área também seria destinada a rituais indígenas em tempos remotos. Esse caminho também era feito por condes, tropeiros e pelos Jesuítas que queriam catequizar os índios. Certa vez, quando os Jesuítas passavam por lá e levavam um grande carregamento de ouro, foram atacados pelos índios e houve um massacre, dizem que boa parte desse ouro, continua escondido na região, enterrado em algum lugar.

Bem, mas voltando ao Saci, achei que isso era coisa de Monteiro Lobato apenas, não acreditei quando minha irmã falou e quando ela me mandou os links por e-mail, visitei todos eles para me certificar e informarei os links caso queiram pesquisar mais sobre o assunto, mas o que achei interessante mesmo, foi o fato dessa associação estar preocupada em manter viva a história do Saci, em manter o folclore do nosso país vivo, todos dizem que o Brasil é um país sem memória, mas sempre existe alguém que faz a diferença como Monteiro Lobato e como ANCS.

by Mari Martins


Links para pesquisa:

Comentários

Jackie Freitas disse…
Mari, minha querida!
Tenho muita curiosidade por cidades místicas. Adoro histórias e misticismo... Não conhecia Botucatú com esse olhar, mas foi muito bom saber! Quando eu era pequena e ia pra o sítio do meu tio, morria de medo de ir na mata, pois achava que encontraria um Saci! hahahaha...
Grande beijo e foi muito bom conhecer essas histórias!
Jackie
Mr.Jones disse…
Oi
Nunca vi um saci, mas juro que vi um lobisomem. Mas eu dou maior valor em valoriza as riquezas da sua terra mesmo que seja folclórica.
abçs
Marisa Martins disse…
Sim, Botucatu é uma cidade mística.
Morei inclusive num dos lugares místicos da cidade, onde aconteceu aglomoração de pessoas que diziam que neste lugar apareciam discos voadores...
Não cheguei a ver disco voador, mas, o que posso dizer é que o lugar tem sim uma energia diferente, neste lugar onde morei muitos anos, muitas vezes passava horas contemplando e foi nessa atmosfera mística que aprendi muito...inclusive me conheci de forma mais profunda, foi ali que durante anos tive um encontro de mim comigo mesma, e percebi que a passos lento comecei minha caminhada para evolução, aprendi não só a ultrapassar muitas coisas, mas, a transcender a muitas coisas. Cresci, aprendi e sigo sempre procurando evoluir como ser humano.
Anônimo disse…
Olá a todos. Moro em Botucatu há 1 ano e meio, e posso dizer com certeza que essas terras são misticas e encantadoras. Para quem não tem preguiça de pedalar ou caminhar, terá a oportunidade de conhecer um lugar precioso de nosso país. Com a chegada da era de ouro, Botucatu se mostrou o meu Porto seguro. Conheça mais Botucatu.
Unknown disse…
Eu sou de Botucatu tenho muitos relatos sobrenaturais

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina