Asma
A Asma é um problema de saúde muito sério e estigmatizado também. No inverno as crises pioram por causa do aumento de poluentes na atmosfera devido a baixa umidade do ar. Eu já passei por crises em que só a famosa "Bombinha" deu jeito. Essa mesma bombinha que salva vidas é vista com preconceito pelas pessoas e até mesmo pelos doentes, que acham que o medicamento vicia, que pode causar problemas cardíacos, acho que confundem a palavra "Taquicardia" com "Ataque Cardíaco" por causa da aceleração dos batimentos cardíacos quando se utiliza o medicamento. Isso é falta de informação, o coração acelera para bombear mais, isso não significa que o usuário do remédio está tendo um Ataque Cardíaco.
"Um estudo, encomendado pelo laboratório Merck Sharp & Dohme (MDS), revelou que há um forte estigma social em relação aos inaladores e nebulizadores. Entre os pacientes adultos, 29% assumiram que temem o preconceito." - Fonte: Zero Hora.
Muitas pessoas sofrem de Asma e são ridicularizadas quando usam a bombinha ou um inalador. Tem gente que tira sarro de asmático e isso faz com que o doente sinta vergonha de usar o medicamento, abandonando ou não levando a sério o tratamento, o que pode causar muitos problemas, levando o doente até a morte numa crise muito forte.
É preciso ter consciência de que a Asma não tem cura, mas tem controle e que essa doença mata. É preciso cuidar e fazer acompanhamento médico para o controle da doença.
Brasil e Cuba firmaram um acordo para a criação de uma empresa mista dedicada à produção do Salbutamol, um medicamento utilizado no tratamento da Asma.
O documento estabelece a venda inicial ao Brasil de 300 mil unidades do Salbutamol e a criação de uma empresa mista com capacidade para produzir até 20 milhões de unidades deste produto. Esse acordo é importante, mas acho que faltou uma iniciativa relacionada a uma campanha de conscientização da população oferecendo maiores informações e esclarecimentos sobre a doença.
by Mari Martins
Fontes de pesquisa: Zero Hora e JAMB
Comentários