Uma pitadinha...


Desde os primordios, o homem usa ervas e especiarias para fins culinários e até como produto medicinal. Eles são usados para realçar o sabor dos alimentos, promover o bem-estar e até mesmo como feitiçaria. A maior parte dos temperos que conhecemos vêm da Índia, do Mediterrâneo e da França. Há também especiarias provenientes da China, do Egito e do Oriente Médio. No Brasil, as especiarias foram trazidas pelos portugueses e com a chegada dos negros e de outros imigrantes, criou-se uma ampla variedade de ervas, especiarias e temperos que hoje fazem parte da nossa culinária.
  • Os temperos são ótimos para digestão e fortalecem nosso sistema imunológico;
  • Ajudam na culinária proporcionando a diminuição do sal, o que é ótimo para os hipertensos, além do que, o sódio em excesso também aumenta a retenção de líquidos;
  • O gengibre, também têm aplicações medicinais, sendo usado como descongestionante e contra irritações da garganta;
  • A noz-moscada também pode ser utilizada na perfumaria, na produção de creme dental e de produtos farmacêuticos;
  • Da canela pode ser extraído o óleo medicinal usado para tratar gripes e resfriados e ela também é usada na perfumaria;
  • O cravo-da-índia é usado contra má digestão, contra a bronquite e dele se extrai um óleo usado para alívio da dor de dente e também na fabricação de creme dental.
Uma pitadinha aqui, uma pitadinha ali e os sentidos vão sendo aguçados  e o organísmo protegido com esse empório de sabores, de cores, de temperos, de especiarias que promovem o bem-estar.

by Mari Martins
Imagem by Google


Comentários

Guria Faceira disse…
olá minha rica
bem tiro da minha lista o gengible
odeio kkkkkkkkk
num sabia q canela era boa pra resfriado bem vivendo e aprendendo
bjim com uma pitadinha de carinhoo XD

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina