Dentes saudáveis com Cranberry



Segundo um estudo realizado na Universidade de Tel-Aviv, em Israel, a Cranberry (Vaccinium macrocarpon), frutinha vermelha comumente encontrada nos EUA e no Canadá, protege os dentes e impede a formação de placas bacterianas. A fruta possui vários antioxidantes em sua polpa e isso evita que certas bactérias presentes na boca se fixem nos dentes.

Um outro estudo publicano na Criticals Reviews in Food Science and Nutrition relatou em uma experimentação clínica preliminar o uso do enxaguatório bucal contendo Cranberry, as amostras de saliva do grupo experimental mostraram a redução da formação de colônias de Streptococcus mutans (grande formador de cárie dental) comparado ao grupo do placebo.
Baseado nessas evidências, o Cranberry tem sido proposto no tratamento profilático de doenças bucais. (Ervin Weiss et al, 2004).

A fruta ainda promete mais. Ainda combate e trata infecção urinária, úlcera estomacal, faz bem para o coração, faz bem para a pele, protege contra a perda da coordenação motora e da memória devido o envelhecimento e ainda é considerada anti-câncer.

Com todos esses benefícios, a fruta têm sido muito comentada e utilizada no mundo todo, mas lembre-se, a orientação médica é primordial em qualquer tratamento, o consumo em forma se suco, extrato ou mesmo em capsulas, precisa de indicação e orientação médica, pois tudo na vida em excesso faz mal e até para o consumo da Cranberry existe dosagem indicada.

by Mari Martins
Imagem by Google

Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina