quarta-feira, 16 de março de 2011

Az-zait ou Azeite



A palavra azeite provém do vocábulo árabe "Az-zait", que significa sumo de azeite.
O azeite foi descoberto há mais de 6 mil anos e era usado pelos povos da mesopotâmia como um protetor do frio. Acredite se quiser, eles untavam seus corpos com azeite, para se proteger do frio. Hoje, o azeite é um dos temperos mais usados na gastronomia mundial e ainda traz benefícios para a saúde.

A região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial por causa das condições climáticas.

Você sabe comprar um bom azeite? Sabe reconhecê-lo?
Pois bem, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a adquirir um bom azeite de oliva:
  • Os azeites de melhor qualidade são prensados a frio;
  • Os melhores azeites são jovens, sempre observe a data de fabricação, ao contrário do vinho, o azeite, quanto mais jovem, mais saboroso;
  • Degustar é a melhor maneira de estabelecer preferências, se puder, prove o produto puro;
São dois os tipos de azeite: o azeite de oliva virgem e o extra virgem, se você chegar numa loja e encontrar o azeite de oliva refinado, é porque ele não alcançou um sabor perfeito ou porque contêm um elevado grau de acidez, por isso ele foi submetido ao "processo de refino", mas veja bem, nesse caso, ele será comercializado como uma "mescla" de azeites de oliva virgens comestíveis.

No Brasil o consumo de azeite de oliva ainda é pequeno, chega a 2 litros por habitante por ano, mas na Grécia, cada habitante chega a consumir até 20 litros de azeite por ano. Você já deve ter ouvido falar da Dieta Mediterrânea, pois bem, o azeite de oliva é um dos seus principais ingredientes.

by Mari Martins
Imagem by Google


Nenhum comentário: