Surto de Conjuntivite


Como sabemos, está ocorrendo um surto de conjuntivite no litoral paulista, por isso resolvemos postar algumas informações sobre o problema e como evitá-lo.

Conjuntivite é uma inflamação que acomete a membrana que recobre a parte branca vísivel do globo ocular. Os sinais e sintomas mais comuns são: irritação ocular, olho vermelho, edema palpebral, coceira, intolerência à luz, aumento de secreção ocular. Em geral ambos os olhos são acometidos. A transmissão se dá através do contato direto "mão-olho-mão", objetos contaminados, pelo ar, piscinas, etc.

Cuidados: não coçar os olhos, lavar com frequência as mãos e o rosto, separar objetos de uso pessoal (toalhas, fronhas, material de maquiagem), evitar piscinas e aglomeração de pessoas.

Cuidado especial durante o tratamento: fazer compressas geladas e lavar os olhos com soro fisiológico várias vezes ao dia, esse procedimento melhora os sintomas. Uso de óculos escuros ajuda a aliviar a fotofobia (sensibilidade à luz). A principal medida de prevenção é a lavagem das mãos com frequência, com água e sabão e/ou o uso do álcool gel 70%.

by Mari Martins
Fonte: Vigilância Epidemiológica
Imagem by Google


Comentários

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina