A valorização da cultura e do artista brasileiro...



Bom dia.

Eu acabei me envolvendo numa polêmica neste final de semana, relacionada ao novo Blog da cantora Maria Bethânia que custará R$ 600 mil reais. Isso tudo ocorreu no Facebook, quando algumas pessoas postaram comentários ofensivos e usaram de termos comparativos "grotescos" para descrever fisicamente a cantora. Acho isso tudo uma tremenda falta de respeito...
Não entrei na polêmica por se tratar especificamente de Maria Bethânia, apesar de todos saberem que admiro imensamente o seu trabalho, vou aos seus Shows, compro seus CD's e seus DVD's. Eu acho que se você tem um trabalho e o faz de forma primorosa, deve valorizá-lo e se o Blog dela vale R$ 600 mil, que seja pago, quem concordou com o valor tem bala na agulha para aprovar o orçamento. Ela em nenhum momento mandou a proposta com o título "Trabalho Filantrópico" ou "Blog sem fins lucrativos" - trata-se de um Blog artístico e arte e cultura são o trabalho dela.

Maria Bethânia não é a única artista a pleitear um valor alto pelo seu Site ou Blog, todos os artistas de gabarito o fazem...pesquise no Google e verá que isso é absolutamente natural.

Você acha que os livros no Brasil custam barato? Os CD's? Os DVD's? Teatro é barato? Show custa barato? Pois é, deveriam ter um custo mais baixo para que todos tivessem acesso, isso é fato, mas o sistema aqui é outro, a pirataria é grande, o custo operacional e de produção são altos se você quer fazer algo de qualidade, e é claro, o artista tem seu valor, sem falar na dificuldade para se conseguir um patrocínio. Quantos Caetanos "Veloso" temos no mundo, quantos Chicos "Buarque" temos no mundo, quantas Marisas "Monte" temos no mundo, quantas Marias "Bethânia" temos no mundo, quantas Gal "Costa" temos no mundo, quantos Miltons "Nascimento" temos no mundo, quantos Neys "Matogrosso" temos no mundo, quantas Ritas "Lee" temos no mundo? Quantos mais que são únicos...o trabalho deles, só eles fazem e é característico deles, da voz, da composição, da interpretação, do talento...por isso eles valem o que valem e não foi fácil chegar onde chegaram, pode ter certeza. Ah, quero aproveitar para homenageá-los, porque os acho maravilhosos, talentosos e especiais...chega desse negócio de só dar valor ao artísta após a sua morte. Aos iniciantes, dedico todo o meu respeito e digo: -Se o seu trabalho for bom, não ficará incognito, assim como aconteceu com os que já conquistaram seu espaço na cultura brasileira e até mundial. Sua hora chegará!

Não estou aqui escrevendo tudo isso para discutir, brigar com as pessoas, acho que o debate deve existir e liberdade de expressão é fundamental, mas com respeito e dignidade. Sem baixo nível. Todos nós temos nosso valor, mas somos comuns diante deles, nosso trabalho é comum, é anônimo...

Não vejo ninguém falando sobre o valor do passe de um jogador famoso de futebol, o valor do passe é alto também, e assim vai, um médico famoso, um cirurgião plástico de renome internacional, também cobra alto pelo seu trabalho. Assim como reconhecemos esse talentos, esses valores, também temos que valorizar a música, a literatura, a poesia e o talento do artísta, só que infelizmente, a cultura não é valorizada nesse país, tirando Paulo Coelho, já viram algum outro escritor ficar rico no Brasil? Por isso todo esse atrito com relação ao Blog da cantora, por uma questão de "valorização".

Boa semana a todos!

Texto by Mari Martins
Foto by Mari Martins - Show de Maria Bethânia - Dentro do mar tem rio/SP


Comentários

Mikasmi disse…
Está certíssima no que acaba de dizer. Sou fã da Maria Bethânia, como de resto se pode ver no meu blog, é uma artista de enorme gabarito e uma mais valia cultural e financeira para o Brasil. A sua comparação com os jogadores de football está correcta, ganham fortunas que ninguém critica, para isso há sempre dinheiro. É triste.

Parabéns pelo texto
Abs

Mais acessados

Glândula de Skene

Alergias e Pruridos Vulvovaginais

Ultrassom Transvaginal - O que é? Qual a sua finalidade?

Vulvoscopia. Qual a finalidade desse exame?

Entenda qual a função dos lábios da vagina